Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Desembargadora do AM vira ré no STJ por venda de alvará de soltura

Desembargadora do AM vira ré no STJ por venda de alvará de soltura

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 12 de dezembro de 2022

O STJ (Supremo Tribunal de Justiça) aceitou denúncia contra a desembargadora amazonense, aposentada compulsoriamente, Encarnação das Graças Sampaio Salgado, do TJ-AM (Tribunal de Justiça). Ela é acusada de venda de sentenças judiciais e alvarás de soltura, beneficiando assim réus ligado a atividades criminosas.

Encarnação é acusada de corrupção passiva. Em 2016, ela teria recebido R$ 50 mil para conceder soltura a um secretário de obras de Santa Isabel do Rio Negro, que estava em prisão preventiva. A magistrada também enfrenta acusações de venda de sentenças que favoreceram traficantes de uma facção criminosa que atua no estado.


Leia mais:

Itacoatiara contrata empresas para adquirir eletrodomésticos, sem informar valores

MPE pede cassação de Adail Filho, Mayara e Abrahim por infração à Lei Eleitoral


A denúncia contra ela foi apresentada ao STJ pelo MPF (Ministério Público Federal) em 2018. Na decisão contra ela, tomada no final da semana passada, todos os ministros do STJ votaram a favor de aceitar a denúncia. Encarnação está incluída junto a mais sete réus na denúncia.

A desembargadora foi afastada das funções em 2016 e foi aposentada compulsoriamente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2017. A investigação contra ela foi um desdobramento da operação da Polícia Federal “La Muralha”, que cumpriu mandados de busca e apreensão na casa e no gabinete dela.