
Detran remove e destrói 180 descargas de motos em Humaitá

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) removeu e destruiu 180 descargas livres de motos durante a primeira fase da Operação Descarga Livre no município de Humaitá, no interior do Amazonas. De 2 de abril e 20 maio, foram realizadas 1.125 abordagens.
Todas as descargas livres removidas pela operação foram destruídas com o auxílio de rolo compactador, na tarde da terça-feira (20/05), na Rua Álvaro Botelho Maia, bairro São Pedro, em Humaitá.

A operação é integrada entre o Detran-AM e a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), com apoio do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), e visa o enfrentamento da poluição sonora e perturbação causadas pela condução de motocicletas com a chamada descarga livre, proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e considerada infração grave.
Leia mais:
VÍDEO: duas pessoas ficam feridas em acidente entre moto e ônibus no Parque 10, em Manaus
Suspeitos de garimpo são presos e dragas apreendidas em operação no AM
De acordo com o agente de trânsito do Detran-AM, Máterson Andrade, a remoção dos equipamentos irregulares é necessária tanto para o cumprimento às regras do CTB quanto para promover bem-estar social.
“A fiscalização e enfrentamento ao uso de descarga livre é importante para a melhoria da qualidade de vida, tendo em vista que, além de infração de trânsito e poluição sonora, é crime ambiental. Ficamos satisfeitos em encerrar essa primeira fase”, destaca Máterson Andrade.
Mais infrações constatadas pelo Detran-AM

Além da remoção e destruição das 180 descargas livres, as 1.125 abordagens realizadas pela operação constataram diversas infrações que comprometem a segurança das pessoas nas motos.
Entre as principais estão alcoolemia (3), conduzir passageiro sem capacete (57), condutor sem Carteira Nacional de Habilitação (96), conduzir motocicleta sem retrovisor (38), sistema de iluminação alterado (15), e condutor sem capacete (15).