Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
DSX 2025: Jack Serafim ‘solta o verbo’ sobre o que as campanhas políticas ainda ignoram e desvenda o segredo da estratégia!

DSX 2025: Jack Serafim ‘solta o verbo’ sobre o que as campanhas políticas ainda ignoram e desvenda o segredo da estratégia!

Ana Flávia Oliveira
Por Ana Flávia Oliveira | 22 de julho de 2025

Especialista em marketing político, comunicação pública e posicionamento estratégico, Jack Serafim conversou com exclusividade com a Rede Onda Digital, onde abordou tópicos relacionados ao que pretende expor no Digital Summit Experiencie (DSX) 2025, que ocorre nos dias 30 e 31 de julho, em Manaus.

Referência em campanhas eleitorais e comunicação institucional no Amazonas, Jack falou como o comportamento do eleitorado mudou, com o voto influenciado pelo entretenimento e pela humanização dos políticos nas redes sociais.

“A gente vai percebendo que a questão ideológica tem interferido muito menos. Hoje, o voto deixou de ser ideológico pra ser muito mais entretenimento. Você vê a boa parte da massa votando pelo cara que é engraçado, pelo cara que é influenciador, que brinca. Então há um fenômeno nesse sentido (…). Inclusive os políticos profissionais a também terem essa capacidade de até se soltarem um pouco mais, de serem mais humanos, de serem mais pele com pele, e é nesse sentido que a gente busca traduzir os grandes conceitos de um plano de governo em coisas que tem a ver com o sentido”, frisou.

Ainda de acordo com Jack, campanhas eficazes priorizam a conexão com os eleitores, reconhecendo sua inteligência e suas necessidades, evitando a frieza e a técnica em excesso.

“Olha, a maioria das campanhas, elas ignoram a inteligência do eleitor. (…) As pessoas, elas votam em quem tu é. Dificilmente elas deixam essa responsabilidade nas costas de outra pessoa. As pessoas são inteligentes, elas entendem, elas observam, e a gente vive num ambiente em que todo mundo sabe agora o que é filtro. (…) E se falta humanidade, tem muita frieza, tem muita técnica, tem muito número, mas esses números não se convertem em humanidade, a campanha já perdeu no começo”, pontuou à Rede Onda Digital.

Assista:


Saiba mais: 

Ansiedade digital: “Ver recortes de outras pessoas não é uma comparação saudável”, explica Gisele Oshiro

“Além do Algoritmo”: Camila Renaux se destaca no DSX 2025 com as tendências que moldarão o Marketing Digital


DSX

Jack Serafim é um dos palestrantes do Digital Summit Experiencie (DSX), evento de marketing e vendas com nível nacional sediado no Norte do Brasil.

Com o tema “Menos Enrolação, Mais Estratégia: O Marketing Político que Funciona”, Jack palestrará na quinta-feira, dia 31/7, no Palco 1.

Sobre Jack Serafim

Jack Serafim é cientista político formado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) com reconhecida experiência em marketing político e eleitoral, comunicação e gerenciamento de crises.

Iniciou sua carreira no rádio aos 14 anos de idade e, desde lá, atuou em diversos campos da comunicação. Locutor publicitário, diretor de filmes, redator, editor e finalizador de vídeos, chefe de redação, palestrante, especialista em comunicação web e redes sociais, soma ainda em seu currículo atuação em diversas campanhas eleitorais.