Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Em nove meses no AM, 69 ações foram deflagradas no âmbito da Segurança Pública

Em nove meses no AM, 69 ações foram deflagradas no âmbito da Segurança Pública

Josemar Antunes
Por Josemar Antunes | 09 de outubro de 2024

De janeiro a setembro deste ano, 69 operações e Centrais de Fiscalização (CIFs) de forma conjunta com órgãos estaduais, municipais, federais e parceiros da iniciativa privada, foram deflagradas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM).

As ações foram coordenadas pela Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (Seagi), que nesta quarta-feira (09/10), completa 11 anos de fundação se tornando referência para outros Estados, oferecendo medidas estratégicas e operacionais no âmbito da Segurança Pública.

“A Seagi é destaque a nível nacional por agregar uma grande quantidade de órgãos estaduais, municipais, federais e até empresas privadas. Realizamos semanalmente o Colegiado, onde discutimos pautas comuns, operações e ações que envolvem a Segurança Pública, além de pautas que são trazidas por esses órgãos parceiros”, disse o secretário executivo da Seagi, coronel Almir Cavalcante.

Operações integradas

Instituída em outubro de 2013, a Seagi já elaborou ao longo dos anos 261 Planos Táticos Integrados (PTI), que consistem nas diretrizes para atuação em várias operações, como a Operação Caminhos Seguros, Operação Parintins, Operação Cirandas, Operação Shamar, Operação Virtude, Operação Vestibular UEA 2024, Operação Enem, dentre outras.

“Quando é realizado um grande evento ou uma operação específica do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) nós somamos esforços e alinhamos com os coordenadores. Após isso, iniciamos o planejamento para as atividades, discutindo juntamente com esses órgãos a forma como cada um irá atuar na entrega daquela ação”, ressaltou o coronel Almir.


Leia mais:

Golpes de martelo e alicate: jovem é preso por matar a própria mãe em Coari

Suspeito de estuprar quatro enteadas é preso em Manaus


Ainda conforme o coronel, a Segi também atua na ativação do Gabinete de Crise, que tem como objetivo o enfrentamento de situações decorrentes de calamidades e desastres, bem como a busca da melhor solução para os diversos casos que se apresentam.

“Atuamos em casos de grandes desastres no nosso estado e participamos do acionamento do Gabinete de Crise, para alinhar estratégias e solucionar o evento crítico. Todos os órgãos que de alguma forma estejam relacionados ao caso são acionados e o efetivo da Seagi se empenha no planejamento e na coordenação das atividades que serão realizadas a partir desse Gabinete”, explicou.