Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Carnaval: Erika Hilton, Duda Salabert e outras lideranças trans desfilam em homenagem a 1ª travesti do Brasil

Carnaval: Erika Hilton, Duda Salabert e outras lideranças trans desfilam em homenagem a 1ª travesti do Brasil

Otávio Vislley
Por Otávio Vislley | 05 de março de 2025

A escola de samba Paraíso do Tuiuti levou para a Marquês de Sapucaí uma homenagem histórica a Xica Manicongo, reconhecida como a primeira travesti do Brasil. O desfile, realizado na terça-feira (04/03), contou com a presença de importantes figuras da política e do ativismo transgênero como as deputadas federais Erika Hilton (Psol-SP) e Duda Salabert (PDT-MG), a vereadora Amanda Paschoal (Psol-SP) e a deputada estadual Dani Balbi (PCdoB-RJ).

Duda Salabert celebrou o momento com uma mensagem em suas redes sociais, ressaltando a importância do desfile como manifesto da história trans no Brasil.

“O desfile será um manifesto da história trans como protagonista, e eu serei homenageada, por nossa luta política. Fiquem atentas e me marquem nas postagens do desfile. Viva Xica Manicongo, viva a Tuiuti e o Carnaval pela coragem de contar essa história”, escreveu a parlamentar no X (antigo Twitter).

Políticas trans desfilam pela Tuiuti em homenagem a 1ª travesti do Brasil - Erika Hilton - Duda Salabert
(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A deputada Érika Hilton, que integrou a comissão de frente da Paraíso do Tuiuti composta exclusivamente por mulheres trans, fez um discurso emocionado sobre a importância do Carnaval como espaço de resistência e diversidade.

 “O Carnaval também é uma festa de resistência, de luta, de ousadia, de denúncia. E poder pisar nessa avenida, levando a memória, a dor e a história de Xica Manicongo é algo que enche o nosso coração de esperança, de que é possível sim construir um Carnaval, uma sociedade, um espaço de cultura cada vez mais democrático, diverso, popular e, por que não, travesti”, afirmou a parlamentar em entrevista ao portal UOL.

A deputada federal Erika Hilton — Foto: Reprodução
A deputada federal Erika Hilton (Foto: Reprodução)

Saiba mais:


Para conciliar sua agenda política com os ensaios da escola, Erika Hilton revelou ter se dedicado intensamente ao papel na comissão de frente.

“Tive que dividir a vida de deputada com a vida de comissão de frente, mas eu acho que eu dei o meu melhor, que foi lindo, que eu fiz aquilo que esperava de mim. Me entreguei de coração pela Tuiuti, por mim, pelas pessoas trans, pela comunidade LGBT e pela memória de Xica Manicongo”, disse Hilton.

A homenagem a Xica Manicongo trouxe um samba-enredo forte e representativo, abordando a história de luta e resistência das pessoas trans no Brasil.

“O Carnaval brasileiro, que é o maior espetáculo do mundo a céu aberto, leva para a avenida do Rio de Janeiro um samba em primeira pessoa dizendo ‘eu travesti’. Xica Manicongo segue viva em cada travesti que vive nesse país. A história de Xica Manicongo é uma história de luta, de garra, de resistência, de rebeldia, de perseverança, assim como é o Carnaval”, completou.

Erika Hilton recebe título de cidadã honorária do RJ

Na madrugada desta quarta-feira (5), Erika recebeu o título de cidadã honorária da cidade do Rio de Janeiro. A honraria foi concedida na Marquês de Sapucaí logo após o desfile da Paraíso do Tuiuti no sambódromo.

O título de cidadã honorária foi entregue através de decreto legislativo, proposto pela vereadora carioca Thais Ferreira, também do PSOL. De acordo a assessoria de Erika Hilton, a honraria é um “reconhecimento importante, pois homenageia uma mulher trans que tem pautado os direitos da população LGBTQIAPN+”.