Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Escolas de samba e artistas lamentam morte de Paulo Onça

Escolas de samba e artistas lamentam morte de Paulo Onça

Phill Vasconcelos
Por Phill Vasconcelos | 26 de maio de 2025

A morte do sambista Paulo Onça, aos 63 anos, nesta segunda-feira (26/5), repercutiu entre agremiações carnavalescas e também foi lamentada pelo cantor Zeca Pagodinho, que chegou a gravar uma canção do artista.

Paulo Onça estava internado há cinco meses, após ter sido brutalmente espancado durante uma briga de trânsito ocorrida na Rua Major Gabriel, no bairro Praça 14, zona Sul de Manaus.

Em uma publicação em sua página no Facebook, o cantor Zeca Pagodinho comentou:

“Descanse em paz, Paulo Onça! O sambista Paulo Juvêncio de Melo Israel, o Paulo Onça, de 63 anos, fez sua passagem nesta segunda-feira (26), em Manaus. Nossos sinceros sentimentos aos familiares, fãs e amigos desse sambista tão querido.”


Leia mais

URGENTE: Sambista Paulo Onça morre 5 meses após ser espancado em briga de trânsito, em Manaus

Saiba quem é homem suspeito de matar o sambista Paulo Onça em Manaus


(Foto: reprodução)

Algumas escolas de samba de Manaus também prestaram homenagens ao sambista. Em seu perfil no Instagram, a Reino Unido da Liberdade escreveu:

(Foto: reprodução)

“Figura marcante e de grande relevância para o samba. Seu legado é imensurável e continuará vivo nas rodas de samba, nos desfiles e na memória de todos.”

(Foto: reprodução)

Já a página da GRES Mocidade Independente de Aparecida publicou:

“Homem de sensibilidade. Paulo Onça foi mais do que um compositor: foi um cronista do povo, um ícone da cultura popular e um apaixonado pela arte das escolas de samba.”

(Foto: reprodução)

No Rio de Janeiro, a escola de samba Grande Rio também prestou homenagem, publicando uma foto do artista. Em 2017, Paulo Onça, ao lado dos compositores Kaká, Alan Vasconcelos, Dinho Artiglieri, Rubem Gordinho e Marco Moreno, assinou o samba-enredo que homenageou a cantora Ivete Sangalo. Outros nomes consagrados do samba, como Exaltasamba, Xande de Pilares e Jorge Aragão, também gravaram composições de Paulo Onça.

Vítima de agressão

Paulo Onça foi brutalmente espancado durante uma briga de trânsito na madrugada do dia 4 de dezembro do ano passado, na rua Major Gabriel, no bairro Praça 14, zona Centro-Sul de Manaus.

Imagens de uma câmera de segurança mostram o compositor avançando o sinal vermelho no cruzamento da rua Major Gabriel, atingindo o veículo do suspeito, identificado como Adeilson Fonseca, que conduzia um Fiat Uno.

Em seguida, Adeilson corre em direção ao carro da vítima e desfere diversos socos. Uma mulher tenta apaziguar a situação, mas o agressor retorna ao veículo da vítima e continua as agressões.