
Forças Armadas resgatam e prestam assistência a pacientes em terra indígena

Seis pacientes que necessitavam de atendimento médico na Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas, foram resgatados pelas Forças Armadas durante as ações da Operação Ágata Amazônia 2025.
O grupo de pacientes, com seus respectivos acompanhantes, foi removido, em quatro comunidades diferentes: Maronal, Vida Nova, Paraná e Lobo.
No grupo, havia uma criança de 11 anos, da etnia Marubo, que apresentava crises convulsivas após cair de uma árvore. Também foi resgatado um idoso de 80 anos, da mesma etnia, que necessitava passar por exames e intervenção cirúrgica devido a complicações de pedra na vesícula.
Os outros pacientes tinham idades entre 27 e 46 anos, Marubo e Mayuruna.
Em aproveitamento à ida para essas comunidades isoladas, as Forças Armadas levaram cerca de 200 kg de medicamentos, vacinas e suplementos alimentares.
Saiba mais:
CENAS FORTES: Jovens têm casa invadida e são executados enquanto dormiam no bairro Santo Agostinho
Lutador de Jiu-Jitsu é acusado de espancar a namorada, em Manaus
Nas últimas semanas, militares da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira estão sendo empregados em uma área de 510 mil km² no estado do Amazonas, território de tamanho equivalente à Espanha, para contribuir com o combate aos crimes transfronteiriços e ambientais, além de prestar ajuda humanitária às populações indígenas e ribeirinhas.