Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Governador da Bahia sofre pedido de impeachment após dizer que bolsonaristas deveriam ir para “vala”

Governador da Bahia sofre pedido de impeachment após dizer que bolsonaristas deveriam ir para “vala”

Otávio Vislley
Por Otávio Vislley | 06 de maio de 2025

O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) protocolou um pedido de impeachment contra o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), na Assembleia Legislativa da Bahia (Aleba). O motivo foi uma declaração feita por Jerônimo na última sexta-feira (02/05), durante a inauguração da Escola Estadual Nancy da Rocha Cardoso, no município de América Dourada, no Centro-Norte do estado.

deputado estadual Leandro de Jesus
O deputado estadual Leandro de Jesus (Foto: Divulgação)

Na ocasião, Jerônimo Rodrigues criticava o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por sua conduta durante a pandemia da Covid-19. Em sua fala, o governador afirmou:

“Um presidente que sorria para aqueles que estavam na pandemia, sentindo falta de ar. Ele vai pagar essa conta dele, e quem votou nele poderia pagar também a conta. Bota uma enchedeira. Sabe o que é? Uma retroescavadeira. Bota e leva tudo para a vala.”

Veja a declaração do governador da Bahia:


Saiba mais:


A declaração repercutiu e motivou a ação de Leandro de Jesus, que classificou a fala como um incitamento à violência. Para o deputado, a declaração do governador “transcende os limites do discurso político legítimo, configurando uma exortação à violência e ao extermínio de milhões de brasileiros que, no exercício de seu direito democrático, optaram por determinado candidato nas eleições presidenciais”.

Jeronimo Rodrigues - Governador da Bahia
(Foto: Divulgação)

O parlamentar ainda destacou o uso da metáfora da “retroescavadeira”, afirmando que ela remete a práticas genocidas e a violações em massa dos direitos humanos, incompatíveis com o Estado Democrático de Direito. Segundo Leandro, a fala configura crime de responsabilidade, conforme previsto no artigo 7º da Lei do Impeachment e na Constituição do Estado da Bahia.

Em resposta à polêmica, o governador Jerônimo Rodrigues afirmou, em entrevista à imprensa nesta segunda-feira (05/05), que teve sua fala descontextualizada. Disse ser uma pessoa religiosa e de família, e que jamais desejaria a morte de opositores.

“Se o termo ‘vala’ foi pejorativo ou forte, eu peço desculpas. Não houve intenção de desejar a morte de ninguém”, declarou.

VÍDEO: Governador da BA diz que bolsonaristas deveriam
(Foto: Reprodução)

*Com informações de Portal de Prefeitura