Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Gusttavo Lima aparece como principal adversário de Lula nas eleições de 2026, revela pesquisa

Gusttavo Lima aparece como principal adversário de Lula nas eleições de 2026, revela pesquisa

Otávio Vislley
Por Otávio Vislley | 03 de fevereiro de 2025

Uma nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (03/02) revela que o cantor Gusttavo Lima (sem partido) é o nome mais competitivo contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa presidencial de 2026. O sertanejo se destaca entre os candidatos da oposição e é quem fica mais próximo do petista em um eventual segundo turno.

No confronto direto entre os dois, Lula aparece com 41% das intenções de voto, enquanto Gusttavo Lima soma 35%, uma diferença de apenas 6 pontos percentuais. A pesquisa entrevistou 4,5 mil pessoas entre os dias 23 e 26 de janeiro.

A pesquisa também testou outros nomes da direita na disputa presidencial. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o deputado Eduardo Bolsonaro (PL) e o ex-coach Pablo Marçal (PRTB) foram considerados menos competitivos em relação a Gusttavo Lima.

Gusttavo Lima
(Foto: Reprodução)

Sem a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, Lula lidera em todos os cenários simulados de segundo turno. Contra Tarcísio, por exemplo, o petista tem 43% das intenções de voto, enquanto o governador paulista soma 34%, uma diferença de 9 pontos.

Quando confrontado com Eduardo Bolsonaro ou Pablo Marçal, Lula aparece com 44% das intenções de voto, enquanto ambos os adversários registram 34%.


Saiba mais:


O estudo também avaliou um possível embate entre Lula e os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Nesse cenário, a vantagem do atual presidente é ainda maior: Lula tem 45% das intenções de voto, enquanto Zema registra 28% e Caiado, 26%.

O levantamento ocorre em um momento em que a reprovação ao governo Lula supera a aprovação pela primeira vez desde o início de seu mandato. Atualmente, 49% dos brasileiros reprovam a gestão petista, enquanto 47% a aprovam. Esse fator pode influenciar diretamente no cenário eleitoral de 2026.

Quaest: Sem Bolsonaro na disputa, Lula lidera intenções de voto em 2026
(Foto: Divulgação/Quaest)

Gustavo Lima no primeiro turno

Para o primeiro turno, o levantamento considerou quatro cenários distintos, incluindo possíveis candidaturas de Lula, Tarcísio, Gusttavo Lima, Marçal, Eduardo Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União). No principal recorte, considerando um primeiro turno, Lula tem 30% das intenções de voto, seguido por Tarcísio (13%), Gusttavo Lima (12%) e Marçal (11%). Ciro Gomes registra 9%, enquanto Zema e Caiado aparecem com 3% cada. Os indecisos representam 5%, e os que declararam voto branco, nulo ou a intenção de não comparecer somam 14%.

Os diferentes cenários testados excluem algumas candidaturas em cada simulação, mas mantêm Lula como nome fixo na disputa.

Quaest: Sem Bolsonaro na disputa, Lula lidera intenções de voto em 2026
(Foto: Divulgação/Quaest)