Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Inglaterra enfrenta onda de protestos após mortes de crianças em aula de dança temática de Taylor Swift

Inglaterra enfrenta onda de protestos após mortes de crianças em aula de dança temática de Taylor Swift

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 01 de agosto de 2024

A Inglaterra enfrenta uma onda de protestos e caos desde o ataque com faca que vitimou três crianças em Southport, na terça (30/7). Alice Dasilva Aguiar, 9, Elsie Dot Stancombe, 7, e Bebe King, 6, foram mortas esfaqueadas por um agressor que invadiu uma aula de dança infantil, com tema da cantora norte-americana Taylor Swift. Outras oito crianças ficaram feridas, cinco delas em estado grave, além de dois adultos.

Um garoto de 17 anos, identificado como Alex Rudakubana, é apontado como autor dos assassinatos. Ele foi detido e compareceu a um tribunal inglês.

Uma onda de fake news disseminada após a prisão de Alex tem gerado protestos violentos. Segundo informações, grupos de extrema-direita teriam divulgado online que o suspeito dos crimes seria terrorista e estrangeiro. Nas últimas duas noites, protestos violentos têm surgido pelo país, incitando ódio contra imigrantes e muçulmanos.


Leia mais:

Fãs de Taylor Swift arrecadam R$ 900 mil para vítimas de ataque na Inglaterra

Em Portugual, Brasileiro é morto com facada no pescoço após defender mulheres


Ao menos 100 pessoas foram presas durante as manifestações. Extremistas de direita teriam entrado em confronto com as forças policiais, incendiando automóveis e atirando tijolos e outros objetos contra os agentes. 39 policiais teriam ficado feridos desde o início dos confrontos.

Convocações nas mídias sociais e plataformas teriam levado manifestantes a Southport, e estes teriam interferido até nas homenagens às vítimas. Políticos e policiais disseram que a maioria dos manifestantes não era da região e que os confrontos atrapalharam a vigília com presença de milhares de pessoas.

O primeiro-ministro Keir Starmer convocou uma reunião de crise após as manifestações. Ele deverá conversar com chefes de polícia sobre a escalada de violência e possíveis ações de contenção.

As investigações policiais já desmentiram possível relação do ataque com terrorismo. Além disso, a corporação afirmou que Alex Rudakubana nasceu na Grã-Bretanha. O menino era de Cardiff, nos Países de Gales, e se mudou para Inglaterra em 2023, segundo a BBC. Os pais dele são de Ruanda.

O Tribunal da coroa de Liverpool, que julga o caso, suspendeu a ordem de anonimato e por causa disso o nome do suspeito foi divulgado. Alex completará 18 anos nas próximas semanas. Durante a audiência, o jovem cobriu o rosto com um moletom. Ele se recusou a falar e não confirmou seu próprio nome. Em alguns momentos, balançou a cabeça para confirmar algumas informações.

As motivações para o ataque continuam desconhecidas até o momento.

Na quarta (31), a cantora Taylor Swift se pronunciou sobre o crime. Em nota divulgada nas suas redes sociais, ela se disse “em choque” e ofereceu solidariedade às vítimas e seus familiares.

*Com informações do UOL.