
Irã dispara mísseis em bases militares dos EUA no Catar e no Iraque

O Irã confirmou, nesta segunda-feira (23/6), ataque com mísseis às bases americanas militares no Iraque e Catar.
Os EUA estão monitorando múltiplos mísseis disparados do Irã em direção a instalações militares americanas no Catar e no Iraque, segundo dois oficiais familiarizados com o assunto. Além disso, segundo autoridades israelenses, pelo menos 10 mísseis foram lançados em direção ao Catar e pelo menos um míssil foi lançado em direção ao Iraque. Explosões foram vistas e registradas em Doha, capital do Catar.
Um alto funcionário disse anteriormente que autoridades da Casa Branca e do Departamento de Defesa estavam monitorando possíveis ameaças de ataque à Base Aérea de Al Udeid, no Catar.
O presidente Donald Trump visitou a base no mês passado, sendo o primeiro comandante-em-chefe a fazê-lo desde 2003. Essa é a maior instalação militar dos EUA no Oriente Médio. Nas últimas semanas, muitas aeronaves e funcionários da base foram evacuados.
O Catar também informou que fechou temporariamente seu espaço aéreo devido às ações tomadas em resposta ao conflito na região entre Irã e Israel. A notícia foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores do Catar nas redes sociais. As autoridades explicaram que essa medida visa proteger a segurança dos cidadãos, moradores e visitantes do país.
Até o momento de postagem desta matéria, não foram divulgadas informações sobre mortos e feridos.
Leia mais:
Jornalista da GloboNews pede desculpas após fala polêmica sobre conflito entre Israel e Irã
Entenda o conflito: EUA entra na guerra entre Israel e Irã
No sábado (21/06), Trump anunciou ataques norte-americanos a três instalações nucleares iranianas. O ataque ocorreu em meio à escalada dos conflitos entre o país do Oriente Médio e Israel.
Fordow, uma das estruturas subterrâneas afetadas, tem capacidade para operar 3 mil centrífugas para enriquecimento de urânio, segundo estimativas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o programa da Organização das Nações Unidas (ONU) para assuntos nucleares.
O ataque marca a entrada dos Estados Unidos no conflito recente entre Israel e Irã, iniciado no último dia 13 de junho, quando as Forças de Defesa de Israel (FDI) atacaram o centro do programa nuclear iraniano e líderes militares na capital Teerã. Desde então, o Irã retaliou com seus ataques.
*com informações de CNN Brasil e Metrópoles