
Caio Paião lança livro sobre memória e resistência na navegação amazônica em Manaus

Nesta quinta-feira (03/07), às 17h30, o Salão de Eventos da Valer Teatro abre as portas para o lançamento de ‘Para além das chaminés’, livro do historiador manauara Caio Giulliano Paião. O evento é gratuito e haverá sessão de autógrafos.
A obra mergulha em um dos episódios mais simbólicos da história da Amazônia imperial: a introdução da navegação a vapor. Longe de reforçar o imaginário do progresso incontestável, o autor opta por caminhar nas margens — literal e simbolicamente — para escutar o que ficou fora dos registros oficiais.
Sobre a obra
Quando o explorador alemão Robert Avé-Lallemant escreveu, em 1859, que a única prova de progresso no Amazonas era a fumaça da chaminé de um navio europeu, ele não estava apenas relatando uma impressão pessoal. Estava, também, ecoando um discurso já em curso, que associava tecnologia estrangeira à ideia de civilização. ‘Para além das chaminés’ nasce da recusa desse olhar superficial e colonizado.
Ao longo do livro, Caio Paião retoma esse período com atenção às fraturas, contradições e resistências que marcaram a chegada dos vapores à região. Fruto de uma premiada pesquisa de mestrado desenvolvida na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a obra se destaca por tratar a navegação a vapor não apenas como um fenômeno técnico, mas como um projeto político e cultural, com implicações profundas sobre o território e os modos de vida dos povos amazônicos.
Segundo a coordenadora editorial da Valer, Neiza Teixeira, ‘Para além das chaminés’ é uma obra de grande relevância por ter novidade no tema. Ela afirmou:
“É um livro muito importante, tanto pelas informações que ele apresenta como pela novidade do tema e pela forma como o autor faz a sua abordagem. A obra é uma das vencedoras do Concurso Fruta de Barro — 2023. É importante para o catálogo da editora Valer”.
Leia mais:
‘As aventuras da Cunhã’: livro infantil de Isabelle Nogueira esgota em menos de 1h na Bienal do Rio
Sobre o autor
Caio Giulliano Paião é natural de Manaus. É doutor em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestre em História Social pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Suas pesquisas giram em torno da história social do trabalho, da história marítima e do movimento operário com foco na dimensão amazônica. Atualmente, é pós-doutorando em História, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Serviço:
Lançamento do livro Para além das chaminés, de Caio Giulliano Paião
• Local: Salão de Eventos da Valer Teatro
• Data: quinta-feira, 3 de julho
• Horário: 17h30
• Entrada livre
• Atividades: Conversa com o autor + sessão de autógrafos.
