
“Mano Kaio” é condenado a mais de 30 anos de prisão por execução de rival em Manaus

Os réus Kaio Wuellington Cardoso dos Santos, conhecido como “Mano Kaio”, e Roney Marinho Machado foram condenados por homicídio qualificado e participação em organização criminosa armada. A decisão foi proferida nesta segunda-feira (30), pela 1.ª Vara do Tribunal do Júri do Amazonas, durante julgamento no Fórum Ministro Henoch Reis, na capital.
Kaio recebeu pena de 30 anos, 11 meses e sete dias de reclusão, enquanto Roney foi condenado a 31 anos, cinco meses e três dias de prisão. Ambos deverão cumprir as penas em regime fechado.
O crime aconteceu no dia 5 de abril de 2017, na Travessa Luiz Lopes, bairro Morro da Liberdade, zona sul de Manaus. A vítima, Erivelton Damasceno Costa, conhecido como “Baby”, foi executada com cerca de 20 disparos de arma de fogo enquanto estava em frente à casa do sogro. Conforme a denúncia do Ministério Público, o ataque foi motivado por uma rivalidade entre facções ligadas ao tráfico de drogas.
Segundo a investigação, três homens armados desceram de um veículo e efetuaram os disparos. Além de Kaio e Roney, também teria participado da ação Ilenilson da Silva Souza, que teve a punibilidade extinta após sua morte.
Leia mais:
Suspeitos de assalto à joalheria no Amazonas Shopping são presos em Itacoatiara
Trio que assaltou joalheria no Amazonas Shopping é identificado por câmeras de segurança
Durante o julgamento, Roney Marinho compareceu e negou envolvimento no crime. Já Kaio Wuellington não esteve presente, pois encontra-se foragido. A Justiça decretou nova prisão preventiva contra ele — que já acumulava cinco mandados anteriores, expedidos por diferentes varas do Tribunal do Júri.
A sessão foi conduzida pelo juiz Diego Daniel Dal Bosco, titular da 1.ª Vara do Júri, e teve atuação do promotor de Justiça Fabrício Santos Almeida. As defesas foram representadas pelos advogados Eguinaldo Moura e Enale Coutinho.
A decisão ainda é passível de recurso. Enquanto isso, Roney Marinho continua preso e Kaio permanece sendo procurado pelas autoridades.
Leia mais em Polícia

Líder do CV ordena execução de mulher em ônibus por ter atraído polícia para bairro
16 de jul. de 2025

Homem que esquartejou amigo e bateu corpo em liquidificador é preso
16 de jul. de 2025

Suspeito de furto de fios é agredido e socorrido em estado grave em Manaus
16 de jul. de 2025

Em Parintins, Polícia Civil prende homem por importunação sexual de adolescente
16 de jul. de 2025

Foragido por tráfico é capturado pela polícia no município de Uarini
16 de jul. de 2025

Vendedor de frutas é preso com sacola cheia de drogas no Centro de Manaus
16 de jul. de 2025