
Montanhista brasileiro desaparece durante escalada em cordilheira no Peru

O montanhista e fotógrafo Edson Vandeira, de 36 anos, natural de Campo Grande (MS), está desaparecido desde o último domingo (1º/6). Ele estava tentando escalar o Nevado Artesonraju, pico de 6.025 metros localizado na Cordilheira Blanca, dentro do Parque Nacional Huascarán, no Peru.
Ele integrava uma expedição com dois montanhistas peruanos, todos estudantes do curso de formação de guias do Centro de Estudos de Alta Montanha.
O grupo iniciou a escalada na quinta-feira (29) com previsão de retorno no domingo, após concluir uma rota técnica até o cume da montanha. Porém, não entraram em contato, o que motivou o acionamento de equipes de busca e salvamento.
As buscas têm sido intensificadas com o uso de drones e apoio de montanhistas experientes, além de contar com o trabalho da Polícia de Alta Montanha. A associação também solicitou ao Governo Central e ao Ministério do Interior a disponibilização de um helicóptero para acessar áreas mais remotas. Até o momento, só as barracas dos três montanhistas foram encontradas.
Leia mais:
Mais de 5 mil brasileiros poderão ser expulsos de Portugal, diz ministro
DESAPARECIDO: família busca por Iury John, conhecido como Bruna Lee
Quem é o montanhista brasileiro?
Edson Vandeira começou no montanhismo aos 19 anos, em 2008. Com ampla experiência, já liderou grupos nos Andes e no Himalaia, além de participar de nove expedições à Antártida.
Atualmente vive no Peru, onde atua como aspirante a guia internacional e fotógrafo de aventura. Ele trabalha para veículos como National Geographic e History Channel.
*Com informações de Metrópoles (Top Mídia News)