Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Moraes diz que horário de votação não será estendido apesar de operações da PRF

Moraes diz que horário de votação não será estendido apesar de operações da PRF

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 30 de outubro de 2022

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Alexandre de Moraes fez seu primeiro balanço da votação do segundo turno de hoje, 30, em entrevista coletiva e afirmou que as operações da PRF (Polícia Rodoviária Federal) conduzidas hoje em diversos estados, sobretudo no Nordeste do país, “em nenhum caso impediram a votação” dos eleitores.

Na coletiva, ele também confirmou que determinou que a PRF interrompesse as operações.

De acordo com a TV Globo, a maioria das operações realizadas pela Polícia Rodoviária Federal neste domingo aconteceu no Nordeste, com 272 ações ao todo (49,5%). No Norte, foram 59 (10,7%), 48 no Sudeste (8,74%), e 48 no Sul (8,74%).


Leia mais:

Moraes determina suspensão imediata de operações da PRF e intima diretor

Wilson vota e promete fortalecer segurança pública


O diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, teria explicado ao TSE que as ações foram realizadas com base no Código de Trânsito Brasileiro, e também que foram parados veículos com problemas para circular em segurança, como pneu careca e farol quebrado, mas que nenhum deles voltou à localidade de origem e todos seguiram ao destino final. Conforme foi apurado, Vasques havia feito um post em rede social pedindo voto ao presidente Jair Bolsonaro (PL) no sábado, mas pouco depois o apagou.

Em virtude disso, Moraes declarou:

“Isso, em alguns casos, retardou a chegada dos eleitores até a seção eleitoral. Mas, em nenhum dos casos, impediu os eleitores de chegarem às suas seções eleitorais. Em que pese que será apurado caso a caso.

O prejuízo que causou aos eleitores, eventualmente, foi o atraso. O atraso durante aquela inspeção. Mas eu volto a dizer: nenhum ônibus voltou para a origem, todos foram para a seção eleitoral e votaram. Não houve nenhum prejuízo ao direito de voto”.

Moraes então negou a possibilidade de estender o horário de votação. O pleito se encerrará às 17h, horário de Brasília (16h de Manaus).

A campanha do candidato Lula da Silva (PT), no entanto, já pediu ao TSE a prisão de todos os envolvidos em operações da PRF que estejam afetando o transporte de eleitores, e prorrogação das eleições.