
Casal compra casa e encontra antigo bunker usado pelos nazistas durante a segunda guerra mundial

Um casal de Guernsey, nas Ilhas do Canal, viveu uma verdadeira experiência histórica ao escavar o quintal de casa e encontrar, a oito metros de profundidade, um bunker nazista da Segunda Guerra Mundial. Nas paredes, ainda é possível ler inscrições em alemão, entre elas a frase “Achtung, feind hört mit” — “Atenção, o inimigo está ouvindo”.

Shaun Tullier, de 35 anos, e a esposa, Caroline, 32 anos, compraram a propriedade em Torteval em 2021, sem imaginar que o terreno guardava esse segredo. Ao iniciar a escavação, retiraram mais de 100 toneladas de terra até revelar dois amplos cômodos e um corredor, parte de uma instalação militar construída pelos nazistas entre 1940 e 1945, quando Adolf Hitler transformou Guernsey e outras ilhas da região em fortalezas.
Leia mais
Primeiro-ministro de Israel confirma que quer assumir controle total de Gaza
Peixe cai do céu e causa incêndio florestal no Canadá; entenda
Após o fim da guerra, muitos desses abrigos foram lacrados ou enterrados para apagar os traços do regime. O casal só descobriu o valor histórico do achado quando uma ex-moradora reconheceu a cozinha em fotos postadas por Shaun no Facebook Marketplace e perguntou sobre os cômodos subterrâneos.

Durante a reforma, toneladas de concreto foram usadas para reforçar a estrutura. A ideia agora é transformar o bunker em sala de jogos e academia até novembro, preservando parte das inscrições originais — e até restaurando-as com a ajuda de um calígrafo.

“Não é algo que você encontra todo dia”, disse Shaun, destacando a importância de manter viva a memória, mesmo de capítulos sombrios. Guernsey foi libertada em 9 de maio de 1945, data que até hoje é celebrada com eventos que lembram o fim da ocupação nazista nas Ilhas do Canal.