Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Fausto Silva é acusado de furar fila para receber transplante; hospital nega irregularidades

Fausto Silva é acusado de furar fila para receber transplante; hospital nega irregularidades

Ingrid Galvão
Por Ingrid Galvão | 08 de agosto de 2025

Fausto Silva passou por dois novos transplantes de fígado e de rim após ser internado com infecção bacteriana. Mesmo com os procedimentos realizados conforme os protocolos, ele foi alvo de acusações nas redes sociais de que teria furado fila para receber os órgãos.

A médica Lilian Curvelo, do Hospital Israelita Albert Einstein, negou qualquer irregularidade e explicou que a fila de transplantes no Brasil é única, auditada e regida por critérios rigorosos. Esses critérios consideram tipo sanguíneo, gravidade clínica, tamanho do órgão e tempo de espera, nunca a internação hospitalar.

Pacientes que já passaram por transplantes de órgãos sólidos podem precisar de novo fígado por complicações após a cirurgia inicial. Nesses casos, o Ministério da Saúde garante prioridade na fila para preservar a sobrevida e o sucesso do primeiro transplante.


Leia mais:

VÍDEO: Aluna é agredida com tesouradas por colega de sala em escola de São Paulo

VÍDEO: Queda de helicóptero sobre barco causa explosão e mata 2 pessoas nos EUA


Segundo a médica, todos os pacientes seguem o mesmo sistema informatizado, validado por dados clínicos e supervisionado pelas centrais estaduais de transplantes.

Essa não é a primeira vez que Fausto Silva enfrenta rumores de supostas irregularidades em seus transplantes. Em agosto de 2023, o Ministério da Saúde também desmentiu acusações semelhantes sobre a espera por um coração.