
Trump eleva tarifa da Índia para 50% por comprar petróleo russo; Brasil também pode entrar na mira

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou decreto nesta quarta-feira (6/8) impondo uma tarifa adicional de 25% sobre os produtos da Índia: como justificativa, ele afirmou que o país importa direta ou indiretamente petróleo da Rússia.
Em publicação no Truth Social, Trump escreveu:
“A Índia não está apenas comprando grandes quantidades de petróleo russo, mas também está vendendo grande parte do petróleo comprado no mercado aberto para obter grandes lucros. Eles não se importam com quantas pessoas na Ucrânia estão sendo mortas pela máquina de guerra russa”.
No mesmo decreto, Trump também ameaça outros países que importam óleo “direta ou indiretamente” da Rússia, caso do Brasil.
O presidente diz que se sua equipe de secretários “considerar apropriado, determinará se algum outro país está importando, direta ou indiretamente, petróleo da Federação Russa”.
Leia mais:
Pesquisa revela que 46% culpam família Bolsonaro por tarifaço de Trump; veja dados
Alerta para o Brasil: Importações de combustíveis russos
Em 2024, o Brasil importou US$ 5,4 bilhões de diesel russo, um recorde na série histórica da balança comercial. As importações vêm crescendo desde 2022, após as sanções internacionais aplicadas a Moscou devido à guerra na Ucrânia e ao redirecionamento das cargas para outros mercados.
No entanto, dados recentes da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), porém, indicam que os EUA passaram a Rússia em julho e foram o maior fornecedor brasileiro de óleo diesel no mês, revertendo liderança russa que já durava meses.
*Com informações de CNN Brasil e Folha de S. Paulo