Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
OMS confirma surto de vírus com mortalidade de 88% na África

OMS confirma surto de vírus com mortalidade de 88% na África

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 15 de fevereiro de 2023

Autoridades da Guiné Equatorial, na África, junto com a OMS (Organização Mundial da Saúde) confirmaram um surto de vírus Marburg no país ontem, dia 14. O Marburg foi detectado inicialmente na Alemanha em 1967, e é primo do Ebola. Ele é altamente infeccioso e tem uma taxa de letalidade altíssima, de até 88%.

O governo de Camarões também informou que analisa dois casos suspeitos de infecção, na fronteira com a Guiné Equatorial.


Leia mais:

Brasil registra crescimento de casos de rotavírus em crianças

Casos de Mpox no AM se mantém estáveis


Não há vacina ou medicamento específicos contra este vírus. No entanto, especialistas avaliam que não há causa para pânico ao redor do mundo, devido à própria letalidade do vírus. O Marburg mata muito rapidamente os pacientes que infecta, o que dificulta a sua disseminação.

Ele é transmitido aos humanos por morcegos frugívoros (que se alimentam de frutas) e se espalha através do contato direto com os fluidos corporais de pessoas, superfícies e materiais infectados. Dentre os sintomas de infecção, estão febre, dor de cabeça, dores musculares, fadiga, vômito com sangue e diarreia. A doença dificilmente passa despercebida: em estágios mais avançados, o infectado chega a sangrar profusamente, pois o vírus causa febre hemorrágica.

Dentre o surto observado na Guiné, nove pessoas morreram na província de Kie Ntem, no leste do país. Testes identificaram presença do vírus em uma das amostras analisadas.

O surto mais mortal já observado de Marburg, segundo a OMS, ocorreu em Angola em 2005, com mais de 200 pessoas mortas.