Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Delegado de Tonantins é investigado após dar aula no Ceará no dia em que detento foi arrancado de delegacia e queimado vivo

Delegado de Tonantins é investigado após dar aula no Ceará no dia em que detento foi arrancado de delegacia e queimado vivo

Caroline Vasco
Por Caroline Vasco | 06 de agosto de 2025

O delegado Wellery Allef, titular da delegacia de Tonantins, no interior do Amazonas, está sendo investigado após dar aula em um curso preparatório para concursos no Ceará no dia em que José Andrei de Matos Rodrigues foi arrancado da cela e queimado vivo em frente à delegacia do município.

O crime ocorreu no dia 02 de agosto depois que José Andrei foi preso suspeito de matar a esposa e esfaquear a enteada. Revoltados com a situação, os populares invadiram a delegacia, retiraram o suspeito à força da cela, o espancaram e o queimaram vivo.


Leia mais:

‘Compensa’ sofreu um infarto antes de ser espancado e queimado vivo em Tonantins, aponta testemunha

Marido que assassinou esposa em Tonantins é espancado e queimado vivo pela população


Investigações

O delegado é investigado pelo Ministério Público do Estado (MP-AM) e a Corregedoria da Polícia Civil. Ele teria postado uma foto dando aula em um cursinho no Ceará no dia seguinte do linchamento ocorrido em Tonantins.

Delegado de Tonantins é investigado após dar aula no Ceará no dia em que detento foi arrancado de delegacia e queimado vivo
Foto: Reprodução

Em nota, a Polícia Civil informou que “em relação ao grave episódio, no qual um custodiado foi retirado da cela por populares e, tragicamente, teve sua vida ceifada, um procedimento investigativo foi imediatamente instaurado. O inquérito policial já está em curso e visa apurar com rigor todos os fatos e eventuais responsabilidades envolvidas”.

Sobre a ausência do delegado

A Polícia Civil disse ainda, que, sobre o delegado não estar na delegacia no momento do crime, “a situação foi formalmente reportada à Corregedoria-Geral da Polícia Civil, que adotará as medidas administrativas cabíveis, conforme previsto na legislação e nos protocolos internos da instituição”.

A instituição ressaltou que “a atuação da Polícia Civil concentra-se na investigação criminal, na coleta de provas e na formalização de procedimentos legais voltados à responsabilização de autores de crimes”.

Relembre a morte de detento em delegacia

Os moradores do município de Tonantins, interior do Amazonas, espancaram e queimaram vivo um homem identificado como “Compensa”, na noite deste sábado (02/8). O homem foi detido pela polícia após assassinar brutalmente sua companheira com pauladas e uma facada no pescoço, além de ter esfaqueado a filha mais velha da vítima, identificada como Vitória, na nuca.

Compensa foi tirado da delegacia à força pela população revoltada. Os moradores já haviam alertado Lene sobre o temperamento do homem, mas ele permanecia vivendo com Compensa. No momento em que foi retirado.

Veja abaixo:

DIvulgação – Lene sofreu pauladas na cabeça e foi atingida com faca no pescoço