
Lei Maria da Penha: Alessandra Campelo destaca ações em escolas para conscientizar jovens e adolescentes

Promulgada em 7 de agosto de 2006, a Lei Maria da Penha é reconhecida como uma das legislações mais importantes no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Em alusão a essa data, a Rede Onda Digital realizou uma entrevista exclusiva com a deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos), atual responsável pela Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa do Amazonas, para falar sobre as iniciativas de conscientização desenvolvidas durante o Agosto Lilás.
De acordo com a deputada, estão sendo intensificadas as ações em escolas, com a realização de palestras voltadas a jovens e adolescentes, com o objetivo de sensibilizar e educar as novas gerações sobre a importância do respeito às mulheres e da denúncia de casos de violência.
“Durante esse mês de aniversário da Maria da Penha, que é o Agosto Lilás, estamos priorizando a presença nas escolas, realizando palestras para crianças e adolescentes. Queremos transformar essa geração para que seja menos machista, que não veja a mulher como um objeto, algo descartável. Também temos trabalhado muito a conscientização sobre a importância da denúncia. É fundamental que as mulheres denunciem, mas também que outras pessoas saibam que, mesmo se a vítima não quiser denunciar, algum familiar ou conhecido pode e deve fazê-lo”, destacou Alessandra.
A deputada também chamou atenção para um dado importante relacionado ao Amazonas: o aumento nas denúncias feitas por terceiros, como vizinhos, familiares e amigos das vítimas.
Saiba mais:
- Moraes autoriza que filhos e netos visitem Bolsonaro durante prisão domiciliar
- Câmara de Manaus impede familiares de biomédica morta de falar sobre CPI do Asfalto
“Os números mostram que, no Amazonas, cresceu o número de denúncias feitas por terceiros. Isso se deve, principalmente, à informação que a população tem recebido, saber que pode denunciar anonimamente e, assim, evitar um possível feminicídio de uma vizinha, amiga ou conhecida. A comemoração do aniversário da Lei Maria da Penha será marcada por luta: um mês inteiro de combate à violência contra a mulher. É um trabalho que fazemos o ano todo, mas que ganha mais visibilidade em agosto”, enfatizou.
Agosto Lilás: mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher
O Agosto Lilás é uma campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher, instituída para marcar o aniversário da Lei Maria da Penha. Durante todo o mês, órgãos públicos, instituições e organizações da sociedade civil promovem ações educativas e preventivas com foco na conscientização da população.
As atividades incluem palestras, rodas de conversa, distribuição de materiais informativos, eventos culturais e campanhas nas redes sociais. O principal objetivo é alertar a sociedade sobre os diversos tipos de violência — física, psicológica, sexual, patrimonial e moral — e fortalecer os canais de denúncia, como o Disque 180, serviço gratuito e confidencial disponível 24 horas por dia.
A campanha reforça que a violência contra a mulher não é um problema privado, mas uma questão pública e social, que deve ser enfrentada por toda a comunidade.
Assista ao vídeo: