
Integrante de banda se manifesta após acusação de importunação sexual em Manaus

Após ser acusado de assédio pela vocalista da banda Trialis, Julhia Alcantara, o músico Matheus Kiev, integrante da banda Soviet AT, publicou nesta terça-feira (23/7) um vídeo de retratação nas redes sociais. A manifestação pública acontece após Julhia denunciar que recebeu, sem consentimento, um vídeo íntimo do artista se masturbando, por meio de uma mensagem no WhatsApp.
No vídeo, Kiev afirma que o envio do conteúdo foi um erro, que o material era destinado a outra pessoa e foi compartilhado com Julhia “por engano”. Ele se desculpa diretamente com a cantora, com sua esposa, seu filho, amigos, familiares e apoiadores da banda.
“Vim me retratar publicamente sobre o ocorrido. Esse é o tipo de vídeo que eu não queria estar fazendo. É uma retratação de assédio. Vim colocar o meu rosto à tapa e assumir o meu erro”, iniciou o músico.
Leia mais
Integrante de banda é acusado de assédio e vítima registra boletim de ocorrência em Manaus
IMAGEM FORTE: homem é ‘crivado’ de balas em meio a ambulantes no Centro de Manaus
Durante pouco mais de dois minutos, o integrante da banda enfatiza diversas vezes que não teve intenção de assediar Julhia e que não agiu de má fé.
“Era entre eu e mais uma pessoa. Por engano, eu enviei para a Julhia. Sei que isso não justifica, foi um erro grave. Me coloco à disposição da Justiça para prestar os devidos esclarecimentos.”
O músico também pediu desculpas públicas à sua esposa, alegando que o episódio expôs a privacidade do casal, e demonstrou preocupação com os impactos do ocorrido na banda Soviet AT e em seu projeto pessoal. Segundo ele, compreende que o melhor, neste momento, seria o afastamento para não comprometer a imagem do grupo.
“Quero agradecer aos parceiros que apoiam a Sovietia [Soviet AT]. Esse é o momento em que o melhor para a imagem deles é se desvincular do projeto. Reitero minhas desculpas.”
A denúncia
A denúncia de Julhia Alcantara foi publicada também nesta terça-feira, acompanhada de prints das mensagens trocadas com Matheus Kiev, incluindo a imagem do vídeo íntimo e um e-mail de confirmação do registro da ocorrência feito pela artista na Delegacia Virtual do Amazonas.
Em nota de repúdio, Julhia classificou o ato como um “gesto grotesco” e afirmou que se trata não apenas de uma violação pessoal, mas de um crime. “Esse tipo de atitude é uma afronta à minha dignidade enquanto mulher e artista. Não aceitarei esse tipo de violência sendo tratada como erro ou engano”, declarou.
Banda também se pronunciou
A banda Soviet AT emitiu uma nota de esclarecimento, em que afirma estar ciente da situação e reforça o compromisso com a seriedade, o respeito e a integridade. Segundo o grupo, medidas cabíveis estão sendo tomadas e outros esclarecimentos serão prestados no momento oportuno.
Investigação
A Polícia Civil do Amazonas confirmou que o caso está registrado e será investigado conforme a legislação vigente. O envio não autorizado de conteúdo íntimo configura crime previsto na Lei 13.718/2018, que trata de crimes contra a dignidade sexual, e pode resultar em pena de reclusão de 1 a 5 anos, dependendo da gravidade.