
Em encontro com aliados, Bolsonaro evita falar com imprensa: “Vocês sabem que eu não posso”

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou, na manhã desta quarta-feira (23/7), de uma reunião com aliados na sede do Partido Liberal, em Brasília. O encontro ocorre em meio à expectativa pela decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre um pedido da defesa para esclarecer se Bolsonaro pode ou não conceder entrevistas à imprensa.
Ao chegar à sede do PL, por volta das 9h30 (horário de Brasília), Bolsonaro foi abordado por jornalistas, mas limitou-se a fazer comentários.
“Vocês sabem que eu não posso falar”, disse em referência às medidas cautelares impostas pelo STF.
Veja:
Em encontro com aliados, Bolsonaro evita falar com imprensa: “Vocês sabem que eu não posso” pic.twitter.com/kB9cIP3UjI
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) July 23, 2025
A defesa do ex-presidente enviou na terça-feira (22) uma manifestação ao Supremo, afirmando que ele permanecerá em silêncio até que a Corte esclareça sua situação jurídica.
“De toda forma, em sinal de respeito absoluto à decisão da Suprema Corte, o embargante [Bolsonaro] não fará qualquer manifestação até que haja o esclarecimento apontado nos presentes embargos”, diz o documento apresentado pelos advogados.
Entre os parlamentares que acompanharam Bolsonaro no encontro estavam o senador Magno Malta (PL-ES) e o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder da legenda na Câmara dos Deputados.

A expectativa é que Moraes se manifeste ainda nesta quarta-feira sobre o pedido da defesa e se as justificativas apresentadas são suficientes frente ao possível descumprimento das medidas cautelares.
Medidas impostas a Bolsonaro
Bolsonaro atualmente está obrigado ao uso de tornozeleira eletrônica e cumpre recolhimento domiciliar das 19h às 7h durante a semana, além de permanência integral em casa nos fins de semana e feriados.
As restrições foram determinadas após operação da Polícia Federal (PF) realizada na sexta-feira (18.jul), autorizada por Moraes, no âmbito de investigações que tramitam no STF.

Além das restrições de circulação e do veto ao uso das redes sociais, Bolsonaro também está proibido de manter contato com o filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que atualmente se encontra nos Estados Unidos.
Eduardo tem criticado abertamente o Supremo e articula apoio internacional para pressionar Moraes e outros ministros da Corte.