
Dan Câmara explica por que retirou assinatura da CPI do Asfalto: “Analisei o escopo e abrangência”

Após retirar a assinatura da CPI do Asfalto, criada pelo deputado estadual, Delegado Péricles (PL), Dan Câmara (Podemos), usou a tribuna na manhã desta quinta-feira (7/8), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), para explicar o motivo após a repercussão.
“Fui abordado pelo deputado Delegado Péricles, que presentou um requerimento de instalação da CPI, e ali conversando ele dizia: ‘eu acho internaste e tal’. Eu fiquei no primeiro momento reticente, não tive tempo de analisar o documento profundamente, depois retornei da sala de imprensa e assinei o documento”, disse Dan Câmara no início da explicação, sobre o primeiro contato com o documento que pretende investigar a aplicação de recursos estaduais nas obras de asfaltamento na capital, com foco em possíveis irregularidades na execução do serviço.
Em seguida, o parlamentar, ainda na tribuna, leu parte da nota divulgada à imprensa como explicação da decisão.
“Esclareço que, após análise minuciosa, minha decisão considera escopo e abrangência definidos no requerimento de criação, que me fazem, alterar a posição original quanto ao prosseguimento desta proposta”, declarou ele.
Em seguida, Dan, ainda lendo o documento, ressaltou a necessidade de investigar mais que um convênio com a Prefeitura.
“Centenas de pessoas morreram ou são prejudicados por problemas de mobilidade em todo o Amazonas e estamos querendo investigar apenas um convênio com a Prefeitura Municipal de Manaus. Considero que a abrangência certa deve focar o emprego das verbas de asfalto para o Amazonas, de onde representamos o povo. Uma abordagem restritiva soa incompleta e direcionada”, disse ele em outro trecho.
Sobre as críticas
Após a leitura do esclarecimento, Dan rebateu as críticas que recebeu ao longo das últimas horas após o anúncio da retirada da assinatura.
“Isto é uma decisão minha pessoal e justifiquei. As pessoas que querem saber o porquê da minha retirada, converse comigo para saber. Estou colocando os pingos nos Is. Eu não fujo a guerra”, ressaltou Dan Câmara.
Veja a fala do parlamentar:
Delegado Péricles se manifesta
Após a fala do parlamentar, o delegado Péricles subiu à tribuna para explicar o contexto da CPI. Segundo ele, o objetivo é voltado a investigação do destino dos recursos destinados ao asfaltamento em Manaus e não nas rodovias. Ele também afirmou que devido a tramitação, a assinatura não foi retirada e que o processo deve seguir normalmente.
“Não cabe mais esse pedido já que foi protocolado. Iremos tramitar aqui nesta casa”, declarou.
Leia também:
VÍDEO: Dan Câmara critica atraso no pagamento das datas-base dos policiais do Amazonas
VÍDEO: Dan Câmara fala sobre tentativa de assalto na UEA: ‘Absurdo’
CPI Asfalta Manaus
A CPI Asfalta Manaus pretende investigar a aplicação de recursos estaduais nas obras de asfaltamento na capital, com foco em possíveis irregularidades na execução do serviço.
O pedido foi motivado por uma série de acidentes em vias esburacadas da cidade, entre eles o caso da biomédica Giovanna Silva, que morreu ao cair em um buraco enquanto o marido pilotava uma moto.
A proposta já conta com as dez assinaturas mínimas exigidas, mas qualquer recuo pode comprometer a instalação da comissão. Caso as retiradas sejam aceitas, o placar pode descer para abaixo do número necessário e enterrar temporariamente a investigação.
*Colaboração com a jornalista Ana Flavia.