Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Presidente da CDL acusa vereador Rosses de querer “protagonismo” sobre reordenamento do Centro de Manaus

Presidente da CDL acusa vereador Rosses de querer “protagonismo” sobre reordenamento do Centro de Manaus

Lucas Costa
Por Lucas Costa | 05 de agosto de 2025

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus), Ralph Assayag, publicou um vídeo em suas redes sociais na última segunda-feira (04/08), no qual critica as declarações do vereador da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Coronel Rosses (PL). Segundo Assayag, o parlamentar tenta se colocar como responsável pelas recentes melhorias no Centro da cidade, ao afirmar que elas estariam ocorrendo por sua insistência em pressionar os órgãos competentes.

Assayag rebateu, afirmando que as tratativas para as melhorias no Centro de Manaus já ocorrem há alguns anos, fruto de um trabalho contínuo em parceria com o Executivo municipal — e não apenas recentemente, como sugere o vereador em algumas publicações.

“Fui surpreendido hoje com a fala de um vereador que deveria vir somar com a entidade de classe — a maior do Estado do Amazonas, da cidade de Manaus —, que vem lutando desde o governo municipal passado para melhorar o Centro. Foram centenas de reuniões dentro deste governo, praticamente todas dentro do CICC, com 40 secretarias envolvidas, trabalhando junto ao prefeito, ao vice-prefeito, buscando formas de melhorar o Centro da cidade. Depois de tudo isso, o vereador vem dizer que o protagonismo é dele? Nós não estamos atrás de protagonismo, queremos é que todos estejam juntos”, declarou Ralph.

Assayag também afirmou que certas posturas não podem ser toleradas, e aproveitou para alfinetar os vereadores de Manaus, destacando que muitos só passaram a se interessar por temas importantes neste ano eleitoral.

“Dizer que isso começou agora? Me desculpe, vereador, isso não é correto. Acho que deveria haver mais coerência, já que muitos vereadores só começaram a se movimentar este ano, porque no ano passado estavam ausentes. Não queremos dizer que só nós, ou qualquer outra entidade, somos os responsáveis, mas foi muito trabalho feito, muitas reuniões realizadas. E o comércio não pode ser desmerecido por tudo o que tem feito pela cidade. Temos tudo registrado: Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Ministério Público, tudo documentado. Você não pode chegar agora e dizer que é o cara que está fazendo. Me desculpe, some com a gente, isso é muito bom. Mas dizer que não fizemos nada? Por favor, não faça isso. O comércio não merece esse tipo de atitude”, finalizou.


Saiba mais:


Rosses rebate críticas

Por sua vez, o vereador Coronel Rosses também se manifestou na manhã desta terça-feira (05/08), em entrevista à Rede Onda Digital, direto da CMM. Ele afirmou que nunca foi convidado para reuniões com representantes do comércio do Centro de Manaus.

“Não fui chamado para nenhuma reunião. Coloquei à disposição todos os procedimentos operacionais usados pela Prefeitura de São Paulo, para que analisássemos juntos o que poderia ser adaptado à realidade de Manaus. Como isso não aconteceu, eu, minha equipe e alguns policiais fizemos um estudo e aplicamos aquilo que era viável aqui. O descaso da Prefeitura com quem não faz parte do time deles está claro. Acho que o presidente da CDL foi muito infeliz na colocação dele. Nós o procuramos, falamos com ele, assim como com o presidente da Associação Comercial do Amazonas, que nos recebeu de braços abertos. Vi comerciantes, empresários e moradores do Centro com esperança de que o projeto funcionasse de forma técnica”, disse Rosses.

O vereador também criticou a longa permanência de Ralph à frente da entidade e questionou a efetividade de sua atuação ao longo das últimas décadas.

“Me causa muita estranheza ele estar há mais de 30 anos na CDL e nada disso ter acontecido antes. Agora, do dia para a noite, tudo começa a acontecer de forma abrupta, a toque de caixa. Os comerciantes e empresários vão dizer quem está falando a verdade. Não agora, porque neste momento estão executando uma operação. Inclusive, irei lá hoje fiscalizar essa ação para verificar como estão tratando os moradores de rua e usuários de drogas — porque, no nosso projeto, havia previsão de acolhimento para essas pessoas”, frisou.

Assista ao vídeo: