
Saullo Vianna cita distância de “política saudável” do União Brasil ao revelar saída para disputar reeleição em 2026

O deputado federal licenciado e atual secretário da Prefeitura de Manaus, Saullo Viana (União Brasil), declarou em entrevista exclusiva à Rede Onda Digital que pretende deixar o partido durante a janela partidária de março de 2026, visando sua candidatura à reeleição na Câmara Federal. Ele descartou disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
Atualmente licenciado do cargo de deputado federal, Saullo ocupa a titularidade da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), para a qual foi indicado pelo prefeito David Almeida (Avante). Apesar de afirmar que deve buscar a reeleição, ele ponderou que o momento é de trabalho, e não de campanha.
“Estamos no momento de trabalhar, de exercer o mandato. A antecipação do processo político só interessa para quem está fora. Para nós, que hoje temos mandato, o que importa é mostrar serviço, é retribuir a confiança que o povo nos deu em 2022. O momento da eleição é 2026 e, naturalmente, quando chegarem as janelas partidárias, as convenções, aí sim vamos debater política. Mas uma coisa é certa: vaga na Assembleia Legislativa, em 2026, eu não disputarei. Ou venho à reeleição para deputado federal, ou para outro cargo que venha a estar disponível no próximo ano”, destacou Saullo.
Sobre a saída do União Brasil, Saullo afirmou que a legenda se distanciou dos princípios que considera fundamentais em uma sigla política. Ainda sem partido definido, ele reiterou que só tomará a decisão no momento oportuno.
Saiba mais:
- “Usado pela esquerda”, diz Delegado Péricles sobre Moraes após ordem de prisão domiciliar de Bolsonaro
- Carlos é internado após prisão domiciliar de Jair Bolsonaro
“Não continuarei filiado ao União Brasil. O partido se distanciou muito do que entendo por uma política saudável — principalmente uma política que beneficie a população. E o caminho partidário, como disse anteriormente, será definido naturalmente no momento certo. A escolha do novo partido ocorrerá durante a janela partidária, no início de março, quando tomarei a decisão sobre qual legenda disputarei as eleições de 2026”, finalizou.
Assista ao vídeo: