
Protestos em Veneza fazem com que bilionário Jeff Bezos mude local do seu casamento

A festa de casamento de Jeff Bezos e da jornalista Lauren Sánchez em Veneza, na Itália, foi transferida para uma área isolada da cidade por questões de segurança e para evitar o risco de protestos. A informação foi divulgada nesta terça (24/6), pela agência Reuters.
O local e a data do casamento permanecem em sigilo, mas a previsão é de que a festa aconteça entre quinta-feira (26) e sábado (28).
Segundo a Reuters, o casal havia reservado a Scuola Grande della Misericordia, que fica numa área popular e central da vida noturna em Veneza, para as celebrações pós-casamento.
Porém, medo de manifestações como as que ocorreram no último final de semana, com que o evento mudasse para um salão do Arsenale, um complexo do século XII no bairro de Castello, segundo fontes ouvidas pela agência. O Arsenale é cercado por água e de mais difícil acesso.
Há semanas, alguns moradores locais e grupos reclamam que o evento transformará a cidade em um “parque de diversões particular” para os ricos e prometem novos protestos.
Uma enorme faixa chegou a ser estendida numa praça da cidade, com a foto de Bezos e a frase, em inglês, que diz:
“se você pode alugar Veneza para o seu casamento, você pode pagar mais impostos”.

Tommaso Cacciari, líder da campanha “Sem Espaço para Bezos” (“No Space for Bezos”), que lidera a frente contra o casamento, disse à Reuters que “a notícia de que Bezos fugiu da Scuola Grande della Misericordia é uma grande vitória” para o grupo.
Em entrevista anterior à agência AFP, Cacciari disse que o casamento de Bezos é o tipo de evento que “condena Veneza a uma morte certa“. Ele criticou o uso da cidade como “um salão de baile privado”, ignorando seus moradores, sua fragilidade e seus problemas.
O grupo promete mais protestos para os próximos dias, com o objetivo de tornar o evento “um pesadelo” para Bezos e seus convidados.
Leia mais:
Elon Musk publica laudo de exame toxicológico negativo após acusações de uso de drogas
O casamento de Jeff Bezos
Bezos, de 61 anos, é dono da Amazon e o quarto homem mais rico do mundo, segundo a Forbes.
Ele ficou noivo de Lauren Sánchez, de 55 anos, em maio 2023, quatro anos após o fim do casamento de 25 anos com MacKenzie Scott, sua primeira esposa, em um divórcio que teria custado US$ 35 bilhões.
Segundo o site The Hollywood Reporter, o casal deve gastar mais de US$ 10 milhões com as celebrações na cidade italiana.
A imprensa norte-americana estima que cerca de 200 convidados participarão do evento. A lista é mantida em segredo, e todos os convidados teriam assinado acordos de confidencialidade.
Entre os nomes especulados estão personalidades do entretenimento, da tecnologia e da política, como Oprah Winfrey, Mick Jagger, Ivanka Trump, Leonardo DiCaprio, Jay-Z, Beyoncé, Kim Kardashian e Bill Gates. Segundo o The New York Times, o presidente Donald Trump já teria confirmado que não comparecerá.
*Com informações de G1.