Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Reintegração de Posse: Polícia retira pessoas de área invadida no Tarumã

Reintegração de Posse: Polícia retira pessoas de área invadida no Tarumã

Gaby Santos
Por Gaby Santos | 05 de fevereiro de 2025

A Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), Polícia Federal (PF) e outros órgãos realizaram, na manhã desta quarta-feira (5/2), uma operação de reintegração de posse em uma área invadida no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus. Segundo as primeiras informações divulgadas, o terreno invadido pertence a uma rede de hospitais privados de Manaus.

Imagem: Reprodução da Internet
Imagem: Reprodução da Internet

Primeiras informações da reintegração

Segundo as informações, as pessoas que invadiram o local dizem não ter para onde ir. Até o momento não há informações sobre a realocação das famílias.

Veja o vídeo do local:


Leia também:

Reintegração de posse de fazenda em Lábrea é suspensa pela DPE; entenda a polêmica

Justiça suspende reintegração de posse e mantém famílias em comunidade de Manaus


200 pessoas foram removidas

Cerca de 200 pessoas foram removidas do local. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), 100 estruturas improvisadas com pegaços de madeira e lonas também foram removidas com o uso de retroescavadeiras.

Antes do cumprimento da ordem, foi solicitado que os ocupantes retirassem seus objetos pessoais como roupas e eletroeletrônicos e outros materiais usados nas construções.

Imagem: Reintegração de posso no Tarumã
Imagem: População do local.

Ação na justiça 

Os proprietários do terreno, pediram na justiça a reintegração do local e segundo a SSP, toda a ação foi custeada pela empresa dona do imóvel.

Trânsito congestionado

Durante a ação, o trânsito na avenida do Turismo, no Tarumã está congestionada devido a ação na região. Agentes do Instituto de Molbilidade Urbana (IMMU) estão no local para organizar o fluxo de carros na região.

Imagem: Trânsito parado no local
Imagem: Trânsito parado no local

Nota da Secretaria de Segurança do Amazonas

“A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) cumpriu, na manhã desta quarta-feira (05/02), uma ordem judicial expedida pela Seção Judiciária do Amazonas, de reintegração de posse. O mandado determinou a retirada de um grupo de pessoas que havia erguido uma ocupação irregular, na avenida do turismo, zona oeste de Manaus.

A operação foi coordenada pelo Gabinete de Gestão Estadual (GGI-E), órgão vinculado à SSP. Os levantamentos realizados pelas equipes da SSP-AM identificaram mais de 100 barracos improvisados foram erguidos no terreno, que pertence a uma empresa privada.

Ao todo, participam da operação efetivos da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Comando de Policiamento Especializado (CPE), do Corpo de Bombeiros (CBMAM), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran), a Polícia Federal (PF) do Serviço Móvel de Urgência (Samu), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e Amazonas Energia.

Toda a operação, iniciada por volta das 6h, foi custeada pela empresa dona do imóvel, que ingressou com o requerimento de reintegração junto a Justiça Federal.

Antes do cumprimento da ordem, foi solicitado que os ocupantes retirassem seus objetos pessoais como roupas e eletroeletrônicos e outros materiais usados nas construções”.