Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
“Não vai acontecer” Secretário nega mudança no número de escolas de samba no grupo especial de Manaus para 2026

“Não vai acontecer” Secretário nega mudança no número de escolas de samba no grupo especial de Manaus para 2026

Phill Vasconcelos
Por Phill Vasconcelos | 04 de março de 2025

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas negou que dez escolas de samba irão desfilar pelo Grupo Especial no Carnaval de Manaus de 2026. A informação foi confirmada pelo titular da pasta, Caio André, na tarde desta terça-feira (4/3).

Inicialmente, a informação se espalhou após a divulgação de um documento assinado pelos presidentes das agremiações, afirmando que nenhuma escola de samba de Manaus havia sido rebaixada para o Grupo de Acesso, mas que duas escolas estariam subindo para o Grupo Especial. A assinatura, a principio, formalizaria a mudança.


Leia mais

Prefeitura de Manaus mantém liberação da Av Maceió para a quarta-feira de Cinzas

Saiba quando o Carnaval chegou oficialmente ao Brasil e a origem da festa


No entanto, momentos após a divulgação desse documento, o secretário Caio André confirmou à reportagem da Rede Onda Digital que o documento, na verdade, trata-se de um pedido feito à Secretaria, mas que o mesmo foi negado, uma vez que não é possível alterar as regras após a apuração das notas.

“Realmente, eles fizeram esse pedido para a SEC, mas nós não acatamos. Inclusive, quando deram entrada no pedido, as notas das escolas de samba dos Grupos de Acesso A e B já haviam sido apuradas. Não tem como mudar a regra no final do jogo, aliás, depois do jogo jogado. Não vai acontecer. Eles já foram informados”, declarou o secretário.

Caso o pedido fosse aceito a Escola de Samba Sem Compromisso continuaria no Grupo Especial em 2026, mas ‘não vai acontecer’, pois o regulamento será cumprido e ocorre o descenso com a agremiação do Nova Cidade.

A vice-campeã do Grupo de Acesso A, Escola Acadêmicos da Cidade Alta,  seria beneficiada caso a decisão do Grupo Especial fosse acatada pela SEC, mas somente a campeã Presidente Vargas vai desfilar no Grupo Especial em 2026.