
Segurança e atendimento na saúde são as principais insatisfações dos eleitores de Manaus, revela pesquisa do Ipen

Com base nas respostas de mil eleitores entrevistados, uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa do Norte (Ipen), divulgada nesta quarta-feira (15/5), aponta a segurança pública e o atendimento na saúde como as principais insatisfações dos eleitores de Manaus.
De acordo com os resultados da pesquisa, a segurança pública emerge como o principal problema para uma parcela expressiva dos entrevistados, com 27,7% dos eleitores identificando-o como a principal questão a ser enfrentada pela cidade.
Em segundo lugar, o atendimento na área da saúde é mencionado por 15% dos entrevistados, seguido pela preocupação com a falta de calçadas e buracos nas ruas, citado por 14,3% .
Saiba mais:
- Pesquisa Ipen: David Almeida supera Amom Mandel em intenções de votos
- Ipen: 64,5% dos eleitores de Manaus não têm candidato para a prefeitura; Amom lidera nas pesquisas estimuladas
A falta de saneamento básico também figura entre as três principais preocupações, com 8,4% dos entrevistados. A corrupção é mencionada por apenas 5,7% dos eleitores como um dos principais problemas da cidade.
Além disso, a pesquisa revela outras preocupações como a infraestrutura da cidade e obras, apontadas como problemas por 5,7% dos entrevistados, enquanto 4,4% não conseguiram identificar um problema específico como o mais premente para Manaus.
A educação, acesso à escola e creche são mencionados por 4,2% dos eleitores, enquanto a limpeza pública é destacada por 3,1% dos entrevistados. Questões relacionadas ao transporte público e ao trânsito foram citadas por 3,3% deles.
Por outro lado, problemas sociais como miséria, fome e pobreza são mencionados por apenas 2% dos eleitores, demonstrando uma menor prevalência de preocupações nesse aspecto. De forma semelhante, 1,9% consideram o custo de vida e a inflação como problemas a serem enfrentados na cidade, enquanto habitação e moradia foram citadas por 1,3% dos entrevistados e o desemprego por 1%.
O estudo foi realizado pelo Ipen em parceria com Mario Adolfo, Marcos Santos, Hiel Levy, Amazonas Atual, BNC e Único.
Veja a pesquisa completa, que também revelou as intenções de votos para a Prefeitura de Manaus:
[pdfjs-viewer url=”https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2024/05/bf099e63-cbe9-4600-90dd-6d61c1517cfa.pdf” attachment_id=”424812″ viewer_width=100% viewer_height=800px fullscreen=true download=false print=false]