Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Seis municípios do AM tiveram maior aumento de favelas nos últimos 38 anos

Seis municípios do AM tiveram maior aumento de favelas nos últimos 38 anos

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 09 de dezembro de 2023

O crescimento desordenado de bairros é uma realidade em muitos municípios, incluindo no Amazonas: Seis cidades amazonenses estão entre os 20 municípios brasileiros com maiores índices de crescimento populacional em favelas. A informação é proveniente de levantamento do MapBiomas Brasil.

O estudo revela que o Amazonas foi um dos estados que mais evoluíram em expansão urbana em 38 anos, principalmente, em áreas consideradas periféricas.

Os seis municípios em que houve mais crescimento de periferias são:

  1. Santo Antônio do Içá – 68%
  2. Amaturá – 61%
  3. Coari – 61%
  4. Tonantins – 51%
  5. Manaus – 50%
  6. Ipixuna – 45%

Leia mais:

Prefeitura de Manaus lança sistema de cadastro em novo programa de habitação

VEJA VÍDEOS: Escola desaba em comunidade de Iranduba; Defesa Civil fala à Onda Digital


O Amazonas apresenta uma condição peculiar: Enquanto em muitos estados as favelas são construídas em morros, aqui as regiões periféricas são estabelecidas em áreas de risco, construída sobre rios e igarapés, ou em ocupações irregulares.

O geógrafo Marcos Castro comentou a questão:

“Eu diria que é um problema socioambiental porque a moradia é algo como qualquer outra mercadoria, ela entra no circuito da renda e se a população não tem renda adequada para inserir-se nesse discurso da terra urbana, sobretudo, e da moradia de uma política habitacional adequada e acessível as camadas mais pobres, nós continuaremos com essa expressão espacial, com essa geografia danosa de pessoas morando em áreas de risco”.

Com informações de G1.