Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Síndrome respiratória grave cresce em estados do Norte e do Nordeste

Síndrome respiratória grave cresce em estados do Norte e do Nordeste

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 20 de julho de 2022

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) divulgou nesta quarta, 20, boletim InfoGripe com dados colhidos até 16 de julho. Segundo o levantamento, os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) continuam a crescer em ritmo elevado nas regiões Norte e Nordeste do país, enquanto no Centro-Sul a tendência é de desaceleração.

O Amazonas se encontra entre os estados da federação que apresenta quadro de alta da incidência da SRAG, nas últimas seis semanas.


Leia mais:

Barreirinha volta a exigir uso de máscaras devido à Covid

Amazonas volta à fase laranja devido à alta de casos de Covid-19


Outros 17 estados apresentam tendência de alta: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. O surto nos estados do Norte e Nordeste começou a ocorrer no final de maio e início de junho.

O principal vírus causador dos casos de SRAG nas últimas quatro semanas foi o SARS-CoV-2 (vírus causador da Covid), dominando amplamente o cenário entre os adultos e superando o vírus sincicial respiratório (VSR) entre as crianças. O coronavírus é um dos principais responsáveis pela SRAG.

Via Agência Brasil.