Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Sobreviventes de queda de avião no Acre são transferidos para tratamento em Manaus

Sobreviventes de queda de avião no Acre são transferidos para tratamento em Manaus

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 22 de março de 2024

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), informou que iniciou a transferência dos sobreviventes da queda de um avião em Manoel Urbano ocorrida na segunda-feira (18/3), para o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), no Hospital 28 de Agosto, em Manaus.

O piloto do avião, Valdir Roney de Souza Mendes, de 59 anos, e o passageiro Mateus Jeferson Fonte, de 26, sobreviveram ao acidente aéreo e receberão assistência no tratamento das queimaduras sofridas.

O CTQ, que é referência em assistência a queimados de alta complexidade do Amazonas, tem a previsão de receber Valdir Roney nesta sexta (22) e Mateus no sábado (23).

Antes deles, outra sobrevivente, Amélia Marques Rocha, já tinha sido transferida para o CTQ de Manaus.


Leia mais:

Avião de pequeno porte cai no interior do Acre: uma pessoa morreu e 3 estão em estado grave

VÍDEO: Avião pousa em praia de São Paulo após assustar banhistas com manobras no ar


O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, acompanhou a transferência da primeira paciente e destacou o trabalho realizado pelas equipes de Saúde do Acre, bem como agradeceu à Saúde do Amazonas. Ele disse:

“Iniciamos a madrugada do dia 22, conforme a determinação do governador Gladson Cameli, a remoção dos três pacientes queimados, vítimas do acidente de avião. Os pacientes serão removidos para Manaus, onde estarão dentro de um centro de grandes queimados para garantir a melhor assistência.

Ofereço aqui o agradecimento a todos que participaram dessa regulação, dessa logística e dessa transferência, assim como o governo de Manaus que irá receber os nossos três pacientes e que irá garantir dessa forma o melhor tratamento para todos eles”.

O piloto está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com 40% do corpo queimado. Já Mateus, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) nesta sexta-feira (22), apresenta um caso grave e encontra-se na UTI, estável, lúcido e orientado, porém precisa de um atendimento especializado em queimaduras.

Relembre o acidente

O avião de pequeno porte, modelo Cessna Skyline 182, com sete pessoas a bordo, caiu em uma fazenda localizada no município de Manoel Urbano, a 228 quilômetros de Rio Branco, no Acre.

Segundo o Governo do Acre, o avião tinha decolado em direção a Santa Rosa do Purus, distante 150 km do município onde ocorreu o acidente. A aeronave teria caído pouco depois da decolagem, a 1 quilômetro da cabeceira da pista de Manoel Urbano.

Uma pessoa morreu, o empresário Sidney Estuardo Hoyle Vega. Outras três vítimas ficaram internadas em estado grave.

O avião Cessna Skylane 182 tinha capacidade para transportar, no máximo, quatro pessoas, e não tinha autorização para atuar como táxi aéreo.

*Com informações de Agência Acre e G1