Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
TI Verde: setor aposta em soluções para reduzir o impacto ambiental

TI Verde: setor aposta em soluções para reduzir o impacto ambiental

Kell Vasquez
Por Kell Vasquez | 18 de junho de 2025

Em pleno século XXI, é impossível falar de sociedade sem citar a tecnologia, que revolucionou a maneira como o ser humano vive e se relaciona. Mas será que, em meio ao consumo de energia e até ao descarte de eletrônicos, a modernização pode ser aliada do meio ambiente? Existem iniciativas que tornam isso possível, a exemplo do “Green IT”, que busca minimizar o impacto ambiental de produtos e serviços de Tecnologia da Informação (TI).

O conceito, também conhecido como “TI Verde”, já é adotado por diversos negócios, como o grupo Pará Cabos. Líder no mercado de cabeamento estruturado no Amazonas, a empresa adere ao programa Green IT da Furukawa, que tem o objetivo de contribuir para a destinação adequada de cabos de comunicação e energia. O material descartado recebe tratamento e reciclagem, transformando-se em matéria-prima para outras indústrias e outras aplicações.

“Por meio do programa, é feito o recolhimento de sucata de cabos junto aos nossos clientes e enviado para a fábrica da Lightera. Lá, eles pesam e separam o PVC [policloreto de vinila] contido nesses itens, que, se descartado de forma inadequada, pode levar de 200 até 600 anos para se decompor e ainda liberar substâncias altamente tóxicas e prejudiciais ao meio ambiente. Além desses resíduos serem reciclados, o peso vira um ‘cheque verde’ para trocar por produtos Lightera”, explica o empresário.


Leia mais:

“Queremos fazer do DSX um divisor de águas no empreendedorismo da nossa região”, diz CEO do Grupo Digital

DSX 2025: Varejo digital no Brasil cresce com força e exige atualização constante de quem quer se manter competitivo


Premiações

Integrante do “Green IT”, a empresa foi reconhecida com duas premiações significativas no Kick Off Connections 2025, evento oficial da Lightera. O Grupo conquistou tanto o prêmio de “Maior Volume de Vendas na Região Norte” quanto o de “Maior Adesão ao Programa Green IT”.