
Trump anuncia suposto cessar-fogo total entre Irã e Israel; países ainda não se pronunciaram sobre fim da guerra

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (23/6) um cessar-fogo total entre Israel e Irã, após 12 dias de conflito no Oriente Médio. A declaração foi feita por meio de uma publicação na rede social Truth Social.
“Foi totalmente acordado entre Israel e Irã que haverá um cessar-fogo completo e total (em aproximadamente 6 horas a partir de agora, quando Israel e Irã tiverem encerrado e concluído suas missões finais em andamento!), por 12 horas, momento em que a guerra será considerada ENCERRADA”, declarou Trump na rede social.

O possível acordo foi firmado após uma escalada que envolveu diretamente os Estados Unidos. No último sábado (21/6), os americanos bombardearam três instalações nucleares iranianas, em uma ofensiva que, segundo Trump, foi “bem-sucedida”. Satélites apontam que os ataques miraram pontos sensíveis, como os dutos de ventilação de bunkers nucleares.
Apesar do possível anunciado pelo presidente norte-americano, cessar-fogo, os confrontos ainda geraram novos episódios nesta segunda-feira. O Irã lançou 14 mísseis contra uma base militar americana no Catar, mas 13 foram interceptados e um caiu em uma área sem risco, segundo Trump, que classificou o ataque como “fraco” e agradeceu aos iranianos por “avisarem com antecedência”.
Em entrevista à Fox News, o vice-presidente americano, J.D. Vance, afirmou que, após os bombardeios, o Irã está incapaz de construir uma arma nuclear com a infraestrutura que lhe restou. E fez um alerta: “Se tentarem novamente no futuro, terão que lidar com as Forças Armadas dos Estados Unidos.”
Leia mais:
Israel acusa Irã de ter tentado matar Netanyahu e Trump; iranianos respondem em sessão tensa na ONU
O possível cessar-fogo encerra uma sequência de ataques que começou no último dia 13, quando Israel lançou uma ofensiva contra alvos nucleares iranianos, justificando a operação como uma medida preventiva. Teerã respondeu com ataques a território israelense e bases americanas na região.
O espaço aéreo no Oriente Médio chegou a ser fechado temporariamente e diversas companhias aéreas cancelaram ou redirecionaram voos durante os dias mais tensos do conflito.
Até o fechamento desta matéria, nenhum representante de Israel ou Irã confirmou o cessar-fogo.