Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Trump se manifesta após queda de avião que matou 290 pessoas na Índia: “Um acidente horrível”

Trump se manifesta após queda de avião que matou 290 pessoas na Índia: “Um acidente horrível”

Gaby Santos
Por Gaby Santos | 12 de junho de 2025

Após a queda do avião da Air India, que matou cerca de 290 pessoas nesta quinta-feira (12/6), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou sobre a tragédia para a imprensa local e ofereceu apoio, caso necessário.

“O acidente de avião foi terrível. Já falei com eles, qualquer coisa que pudermos fazer — é um país grande, um país forte, eles vão dar conta — tenho certeza. Mas deixei claro que, se precisarem de qualquer coisa, estaremos lá imediatamente. Foi um acidente horrível”, disse Trump na Casa Branca.

Trump ainda afirmou que “deu algumas sugestões” às autoridades indianas, porém não deu detalhes.


Leia também:

Sobrevivente de queda de avião que matou 290 pessoas na Índia relata momento do acidente: “Houve um barulho alto”

VÍDEO: Avião cai na Índia e mata mais de 200 pessoas; dezenas foram feridas


Queda do avião 

O avião que transportava 242 pessoas caiu na Índia no início da manhã desta quinta-feira (12/6) – início da tarde no país asiático. Entre os mortos, estão cinco universitários de medicina que estavam em um alojamento onde a aeronave caiu minutos após decolar do aeroporto da cidade de Ahmedabad.

Segundo a reitora da Universidade Médica B.J, Minakshi Parikh, o avião atingiu um refeitório que tinha cerca de 80 alunos na hora do almoço. Após a queda, um incêndio atingiu o prédio.

“A fumaça era muito densa”, disse a reitora, que também afirmou que a maioria dos alunos conseguiu fugir, mas cerca de 10 ficaram presos no local. Parte dos alunos foi resgatada e encaminhada para hospitais da região.

Algumas das vítimas foram retiradas de dentro dos seus dormitórios. A política Darshna Vaghela afirmou para a imprensa local, que muitas pessoas se mobilizaram para socorrer os feridos em solo após o acidente.

Destino

O voo era operado pela companhia Air India e tinha como destino o aeroporto de Gatwick, em Londres, no Reino Unido. Mais de 50 britânicos estavam entre os passageiros.

Passageiros

Entre os viajantes, havia 169 indianos, 53 britânicos, sete portugueses e um canadense. Um ex-ministro do estado de Gujarat também estava entre os ocupantes, conforme publicado pelo jornal “India Today”.

Mayday

O controle de tráfego aéreo de Ahmedabad informou que a tripulação chegou a emitir um alerta de emergência com o código “Mayday”, mas logo em seguida o contato com a torre foi perdido.

Equipes de resgate foram imediatamente mobilizadas e continuam atuando na área do desastre. Todas as atividades no aeroporto de Ahmedabad foram temporariamente suspensas. A Air India comunicou que os feridos estão sendo encaminhados para hospitais locais e que está colaborando com as autoridades responsáveis pela investigação. Ainda não há informações sobre as causas do acidente.

*Com informações da CNN