Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Trump e Zelensky discutem na Casa Branca “O que você está fazendo é muito desrespeitoso com este país”

Trump e Zelensky discutem na Casa Branca “O que você está fazendo é muito desrespeitoso com este país”

Phill Vasconcelos
Por Phill Vasconcelos | 28 de fevereiro de 2025

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, teve uma discussão acalorada com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na tarde desta sexta-feira (28/02). Os líderes de Estado estavam em reunião na Casa Branca quando os americanos acusaram Zelensky de ingratidão, afirmando que ele “não está no direito de ditar nada”.

Os países assinariam, nesta tarde, um acordo sobre a exploração das terras raras ucranianas. No entanto, devido ao desentendimento, Zelensky deixou a Casa Branca sem assinar o documento.

Início da discussão

A discussão começou quando, durante o encontro, Trump tentou pressionar o presidente ucraniano a assinar um tratado de paz para encerrar a guerra com a Rússia.

Desconfiado do acordo, Zelensky afirmou que duvida das intenções do presidente russo, Vladimir Putin, chamando-o de assassino.

Volodymyr Zelensky, Donald Trump e J.D. Vance (Foto: reprodução/Jim Lo Scalzo/Bloomberg)

O vice-presidente de Trump, J.D. Vance, entrou na conversa:
“Senhor presidente, com todo o respeito, acho desrespeitoso da sua parte vir ao Salão Oval e tentar debater isso diante da mídia americana.”

Trump também levantou a voz, impedindo Zelensky de responder.

“Você está apostando com a vida de milhões de pessoas. Você está apostando na Terceira Guerra Mundial. E o que você está fazendo é muito desrespeitoso com este país, um país que te apoiou muito mais do que muitos disseram que deveria.” — disparou Donald Trump.

Zelensky manteve sua posição, dizendo que Trump tem sido menos firme com Putin:
“Não faça concessões a um assassino.”

Trump retrucou:
“Seu povo é muito corajoso, mas ou vocês fazem um acordo ou estamos fora. E, se estivermos fora, vocês terão que lutar sozinhos.”


Leia mais

Governo americano afirma que Alexandre de Moraes promove “censura”

Papa Francisco agradece orações após sair do estado crítico e cancela audiência de sábado


Repercussão

Em seu perfil na rede TruthSocial, Trump afirmou que Zelensky desrespeitou os Estados Unidos no Salão Oval. O presidente americano não descartou a assinatura do tratado das terras raras, mas declarou que o presidente da Ucrânia só voltará ao Salão Oval quando estiver “pronto para a paz”.

Desde o início do conflito entre Rússia e Ucrânia, os Estados Unidos — na época sob a gestão do presidente Joe Biden — estiveram ao lado de Zelensky. No entanto, desde que Trump assumiu o cargo, o país norte-americano tem demonstrado uma postura mais alinhada com o Kremlin.