Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
“No Amazonas quem comandará a federação União Brasil PP será o governador Wilson Lima”, diz Fausto Jr

“No Amazonas quem comandará a federação União Brasil PP será o governador Wilson Lima”, diz Fausto Jr

Ana Flávia Oliveira
Por Ana Flávia Oliveira | 21 de março de 2025

O deputado federal Fausto Jr. (UB) afirmou que o governador Wilson Lima comandará a Federação União Brasil e Progressistas, no âmbito estadual, sendo para ele, uma pacificação no próprio Amazonas.

“É algo que vai beneficiar e consolidar e muito o grupo, os dois partidos numa chapa só, trazendo mais tempo de televisão, mais fundo partidário, e dessa forma, possibilitando que a Federação União Brasil e PP faça uma maior quantidade de vagas de deputado federal e como também, possibilitar muita força a possibilidade de eleição do governador Wilson Lima para o Senado Federal”, assegurou em entrevista ao ‘Boa Noite, Amazônia’, veiculado pela Rede Onda Digital.

Assista a declaração completa:

O deputado federal Fausto Santos Júnior foi empossado como Secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) do Amazonas pelo governador Wilson Lima, em 18 de janeiro de 2024.
O deputado federal Fausto Santos Júnior foi empossado como Secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) do Amazonas pelo governador Wilson Lima, em 18 de janeiro de 2024. (Foto: André Amazonas / Sedurb)

Bancadas do União Brasil 

No cenário nacional, a união das legendas fará a bancada ter 109 deputados federais e 13 senadores, tornando-se protagonista na aprovação de projetos e pautas no Congresso Nacional.

“Uma vez o partido tendo a maior quantidade de cadeiras no Congresso Nacional, isso também aumenta a quantidade de tempo de televisão e fundo partidário”, diz o parlamentar.


Saiba mais: 

Por fala sobre Marina Silva, Plínio Valério vê ganho no eleitorado: “Não seria problema para eu ser reeleito”

Vice-governador Tadeu de Souza receberá Medalha de Ouro Cidade de Manaus


 

No âmbito local, no caso da Câmara Municipal (CMM), a bancada do União Brasil e do Progressistas será a maior da casa legislativa. Com a federação, oito vereadores superarão as sete cadeiras do Avante, partido do prefeito de Manaus David Almeida.

Marco Castilhos, Everton Assis, Diego Afonso, Aldenor Lima, Saimon Bessa e Professora Jaqueline fazem parte do União Brasil. Os vereadores Rodrigo Sá e Rodrigo Guedes são os representantes do PP, na CMM.

“O que impacta de forma muito positiva também as eleições de 2028, que são as eleições municipais, onde a federação também englobaria”, acrescentou Fausto Jr.

Na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, o União Brasil conta com seis deputados estaduais: os veteranos Roberto Cidade, Joana Darc, Adjuto Afonso e os novatos George Lins, Thiago Abrahim e Mário César Filho. O Progressistas não tem representante.

Eleições 

Ainda de acordo com Fausto Jr., existe um consenso no grupo de que o governador Wilson Lima deixe o comando do estado, em março do ano que vem, para ser candidato ao Senado. As expectativas, segundo ele, são as melhores.

“Existe uma expectativa muito positiva pela candidatura do governador ao Senado, ele têm demonstrado interesse. Então, a gente vai trabalhar ao máximo para que a gente possa estar bem avaliado até a eleição de 2026, dessa forma, ser competitivo nas eleições. O fato do governador estar no comando da possível federação é sem dúvida uma posição de destaque”, pontuou o parlamentar.

Conforme Fausto, a projeção é que a federação eleja, no próximo pleito, três deputados federais, pelo menos seis estaduais, um senador, e há a possibilidade de uma candidatura ao Governo.

Vale lembrar que faltam apenas alguns detalhes para a concretização da federação entre as legendas, que, de acordo com a lei, tem duração de pelo menos quatro anos.