Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
“A alface está cara? Muda pra chicória”, diz Ministro do Trabalho sobre controle da inflação

“A alface está cara? Muda pra chicória”, diz Ministro do Trabalho sobre controle da inflação

Otávio Vislley
Por Otávio Vislley | 31 de outubro de 2024

Em coletiva de imprensa realizada nessa quarta-feira (30/10), o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, apresentou uma visão alternativa para o combate à inflação, defendendo a utilização da lei da oferta e demanda como uma abordagem mais viável e menos impactante para a economia do que a elevação dos juros.

Marinho destacou que a regulação de preços, essencial para o controle da inflação, pode ser alcançada ao incentivar o aumento da oferta de produtos, prática que, segundo ele, é capaz de reduzir o custo final ao consumidor.

“A regra da oferta e procura também regula preço. Se tem mais oferta, você vai rolar o preço para baixo; se tem menos oferta, você vai rolar o preço para cima […] A alface está cara? Muda pra chicória”, explicou o ministro.

O ministro aproveitou para criticar a dependência excessiva da política de juros como ferramenta de controle inflacionário, destacando que ela tem efeitos negativos sobre o investimento, o orçamento público e as finanças das famílias. “Não é intolerância com a inflação”, pontuou Marinho, argumentando que a verdadeira preocupação deveria ser com os altos juros, que ele classificou como um fator “diletério” — ou seja, prejudicial — para a economia, ao encarecer o crédito e reduzir o espaço para novos investimentos.


Saiba mais: