Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
“A saúde não tem preço, mas tem custo”, diz Shádia Fraxe, secretária municipal de Saúde

“A saúde não tem preço, mas tem custo”, diz Shádia Fraxe, secretária municipal de Saúde

Otávio Vislley
Por Otávio Vislley | 19 de agosto de 2024

Em entrevista ao programa ‘Tribuna Livre’, da Rede Onda Digital, nesta segunda-feira (19/08), a secretária municipal de Saúde de Manaus, Shádia Fraxe, destacou a importância da atenção primária como a base do sistema de saúde, reforçando o papel das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) como o primeiro ponto de contato para os cidadãos que necessitam de atendimento.

“Olha só, atenção primária, as UBSs, elas são a primeira porta de entrada do cidadão”, afirmou Fraxe, ao discutir os desafios e avanços da saúde pública na capital amazonense.

Apesar da responsabilidade da prefeitura não incluir diretamente a média e alta complexidade, Fraxe salientou que a gestão atual tem feito esforços significativos para melhorar o sistema de saúde como um todo.

“Nós temos avançado muito e durante essa gestão a gente tem ido ao Ministério da Saúde para requerer recursos para fazer isso […] Infelizmente nós temos um SUS subfinanciado, onde o orçamento público é muito limitado”, explicou a secretária.

Shádia Fraxe lembrou que, apesar de a saúde pública ser um direito universal, os custos para mantê-la são elevados e desafiadores.

“A saúde não tem preço, mas tem custo. E o custo é muito alto”, completou.