Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Amazonas fica em 8º lugar no ranking nacional de menor incidência de dengue

Amazonas fica em 8º lugar no ranking nacional de menor incidência de dengue

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 26 de abril de 2024

O Amazonas ocupa o 8º lugar no ranking de menor coeficiente de incidência de casos prováveis de dengue no Brasil: os dados, atualizados nesta sexta-feira (26/04), constam no Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde.

O total no estado é de 8.880 casos prováveis e uma incidência de 225,3 casos a cada 100 mil habitantes.

No ranking, o estado fica atrás de Roraima (39,6), Ceará (109,3), Sergipe (138,2), Maranhão (138,4), Alagoas (169,7), Pará (174,3) e Piauí (224,2). Os estados com maior incidência são: Paraíba (230,8), Pernambuco (252,1), Rondônia (298,2), Tocantins (327,6), Rio Grande do Norte (402,7) e Mato Grosso do Sul (538,4).


Leia mais:

Manaus amplia vacinação contra dengue para pessoas de 4 a 59 anos, em caráter temporário

Dengue: Brasil bate recorde histórico de mortes


A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, falou sobre os esforços do Governo do Amazonas no combate à doença, com o fornecimento de suporte técnico e de equipamentos para os municípios, além do monitoramento e campanhas educativas para o estímulo à vacinação. Ela disse:

“Os desafios são grandes, em todo o país, mas vamos avançando no Amazonas, com políticas assertivas e o esforço conjunto entre Governo do Estado e prefeituras, no combate à dengue”.

Entre as ações do governo no combate à dengue, em março deste ano foram entregues 20 veículos e 125 pulverizadores de inseticida para 20 municípios do interior do estado, com um investimento aproximado de R$ 5 milhões. Os municípios contemplados para receber os veículos e equipamentos foram Apuí, Barcelos, Benjamin Constant, Borba, Boca do Acre, Coari, Canutama, Guajará, Eirunepé, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Manaus, Manicoré, Novo Aripuanã, Tabatinga, Tefé e São Gabriel da Cachoeira.

Além disso, as Secretarias Municipais de Saúde, trabalhando com a FVS-RCP (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto), oferecem suporte técnico, monitoram campanhas de imunização, ações de comunicação e educação em saúde, além de fornecer suporte estratégico e profissional para fortalecer o enfrentamento dessas doenças.