O número de homicídios em Manaus teve queda de 54% no mês de julho, em comparação com o mesmo período de 2024. Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), foram registrados 33 casos entre os dias 1º e 31 de julho deste ano, contra 72 ocorrências no ano passado.
Essa é a segunda redução expressiva registrada em 2025. Em março, os homicídios já haviam caído 51,6% em relação a março de 2024, reforçando a tendência de queda nos índices de violência letal na capital amazonense.
Esses resultados refletem as ações e as iniciativas coordenadas pelo governador Wilson Lima, com os investimentos do programa Amazonas Mais Seguro.
“Esse é um número histórico. E tem que ser comemorado pelas Forças de Segurança. Parabenizo as Polícias Militar e Civil, os Bombeiros, os peritos e os profissionais da Secretaria de Segurança. Isso é fruto de muito empenho e investimento do governador Wilson Lima com tecnologia, inclusão de efetivo, concurso público, equipamentos modernos; todo esse somatório de ações gera resultados expressivos”, destacou o secretário de Estado de Segurança Pública, Vinícius Almeida.
Desde 2019, o Governo do Amazonas, por meio de um conjunto de investimentos do programa Amazonas Mais Seguro, já destinou R$ 1,16 bilhão ao reforço na Segurança Pública do Estado.
Além da implantação das bases fluviais, que são fundamentais para a segurança no interior, o governador Wilson Lima também ampliou o efetivo das polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM), por meio da realização de concursos públicos, convocações e treinamentos de novos policiais.