
Prefeito de Cuiabá expulsa professora de evento por usar pronome “todes”; veja

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL-MT), interrompeu o discurso da professora Maria Inês da Silva Barbosa durante a 15ª Conferência Municipal de Saúde ao contestar o uso do pronome neutro “todes”. Após a discussão, ela se retirou do evento.
Maria Inês é mestre em Serviço Social, doutora em Saúde Pública pela USP e docente aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ao iniciar sua fala com a expressão “todos, todas e todes”, ouviu a intervenção do prefeito.
“Durante a minha gestão, não vou aceitar a manifestação de pronome neutro, não vou aceitar doutrinação ideológica. Nós vamos fazer a discussão da saúde de Cuiabá conforme as nossas regras. Se a senhora não se sentir à vontade para conduzir uma apresentação que discuta a saúde do município de Cuiabá sem doutrinação ideológica e sem manifestação de pronome neutro, eu vou suspender a apresentação”, disse Brunini, que foi deputado federal até 2024.
Leia mais:
Débora Menezes tem projeto contra linguagem neutra aprovado na Aleam e questionado pelo STF
A professora respondeu que tem uma forma de pensar diferente e rebateu as falas dele sobre doutrinação ideológica. Segundo ela, a inclusão é um dos instrumentos essenciais para manter a equidade.
“Eu só tenho a dizer ao senhor, com todo respeito à sua forma de pensar, que eu tenho uma forma de pensar distinta. Quando eu falo de equidade, eu tenho que considerar todos, todas e todes. Eu estou falando do acesso universal. O acesso universal igualitário é para todos, todas e todes. O senhor não se preocupe, porque o senhor não vai precisar me retirar da sala, porque eu mesma me retiro”, rebateu.
Veja o vídeo:
Prefeito de Cuiabá expulsa professora de evento por usar pronome “todes” pic.twitter.com/tm2mtIqEet
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) August 2, 2025