Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Vítima de incêndio em fábrica de Manaus teve 44% do corpo queimado

Vítima de incêndio em fábrica de Manaus teve 44% do corpo queimado

Caroline Vasco
Por Caroline Vasco | 07 de agosto de 2025

Letícia Gomes do Nascimento, 26 anos, teve 44% do corpo queimado. Ela foi a única vítima do incêndio de grandes proporções que atingiu as empresas Effa Motors e Valfilm da Amazônia, no Distrito Industrial 2, zona leste de Manaus.

Grávida de dois meses, Letícia foi socorrida por colegas de trabalho antes da chegada do Corpo de Bombeiros e levada inicialmente ao Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio. Lá, passou pela primeira avaliação clínica e recebeu os cuidados imediatos.

“Fui muito bem acolhida. Desde a hora em que cheguei no João Lúcio, me atenderam com agilidade, me medicaram, fizeram ultrassom e logo organizaram minha transferência. O atendimento foi excelente desde o começo”, relatou.

Após estabilização, Letícia foi transferida ao CTQ do HPS 28 de Agosto, unidade referência na Região Norte para o tratamento de queimaduras graves em adultos. No local, passou por procedimento cirúrgico de desbridamento em membros superiores e inferiores. As queimaduras atingiram aproximadamente 44% da superfície corporal.


Leia mais

“Na fase de rescaldo”, diz Comandante do Corpo de Bombeiros sobre combate a incêndio no Distrito Industrial

Defesa Civil desmente boatos sobre “chuvas tóxicas” em Manaus após incêndio


Segundo boletim, Letícia está internada em leito da unidade, encontra-se consciente, tranquila e com os sinais de saúde dentro da normalidade. Ela está respirando sem a ajuda de aparelhos, com pressão arterial estável.

De acordo com ela, o atendimento no 28 de Agosto também tem sido excelente. “Estou sendo muito bem cuidada pela equipe médica e de enfermagem. Quero que meu bebê cresça saudável e, um dia, eu possa contar esse testemunho na igreja. Vai ser difícil esquecer, mas sou grata por estar viva”, ressaltou.

Atendimento especializado

O CTQ do HPS 28 de Agosto é a única unidade credenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de adultos vítimas de queimaduras na Região Norte. De acordo com o diretor técnico do Complexo Hospitalar Sul (CHS), Roberto Zonta, o serviço é estrategicamente estruturado para responder a situações de emergência, incluindo ocorrências com múltiplas vítimas.

“É a única unidade do tipo para tratamento de adultos vítimas de queimaduras no Norte do Brasil”, destacou.

A equipe do CTQ é multiprofissional, composta por médicos intensivistas, cirurgiões plásticos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos. A unidade segue protocolos baseados em diretrizes nacionais e internacionais para o tratamento de queimaduras, assegurando atendimento seguro e atualizado.

O Complexo Hospitalar Sul segue monitorando o quadro clínico da paciente e dando toda a assistência necessária.