Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Avião da FAB com deportados dos EUA decola de Manaus para Belo Horizonte

Avião da FAB com deportados dos EUA decola de Manaus para Belo Horizonte

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 25 de janeiro de 2025

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) mobilizado para levar os primeiros deportados dos Estados Unidos após a posse de Donald Trump deixou o aeroporto de Manaus, às 16h45 deste sábado (25/1), em direção a Belo Horizonte (MG).

Segundo o Itamaraty, 158 pessoas estão a bordo da aeronave, sendo 88 brasileiros.

O primeiro voo com deportados dos EUA deixou o país norte-americano na última sexta-feira (24), com destino ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. No entanto, a aeronave teve de pousar em Manaus devido a problemas técnicos.

Além de determinar que os passageiros fossem desalgemados, o governo federal mobilizou a aeronave KC-30, da FAB, para que os deportados pudessem concluir a viagem a Belo Horizonte.

Aviâo da FAB com deportados dos EUA decola de Manaus para Belo Horizonte
Avião KC-30, da FAB, foi mobilizado para transporte de deportados dos EUA até Belo Horizonte (Foto: Divulgação / Sgt Müller Marin / Força Aérea Brasileira)

Leia mais:

PF proibiu autoridades americanas de algemarem deportados brasileiros

Passageiros deportados dos EUA ficam retidos em Manaus após problema em aeronave


Durante a permanência dos deportados em Manaus, uma ação de ajuda humanitária foi conduzida pelo Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus e Polícia Federal.

O grupo recebeu comida, água, colchões e atendimento psicológico e médico durante as 16 horas em que permaneceram no aeroporto internacional Eduardo Gomes.

Em nota, o governo do Amazonas confirmou atuação da Sejusc, bombeiros e Defesa Civil. “Durante a permanência na capital amazonense, por determinação do governador Wilson Lima, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e a Defesa Civil se mobilizaram para prestar suporte às necessidades dos passageiros.”

De acordo com um comunicado emitido pela FAB, será disponibilizado profissionais de saúde para realizar o acompanhamento dos passageiros deportados durante o trajeto até o destino final, o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte.

 

Ajuda do governo do AM a deportados dos EUA (Foto: Alex Pazuello/Semcom).