Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Após 7 dias internado, Bolsonaro posta foto de marcas no abdômen; veja

Após 7 dias internado, Bolsonaro posta foto de marcas no abdômen; veja

Gaby Santos
Por Gaby Santos | 20 de abril de 2025

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) completa, neste Domingo de Páscoa (20/4), sete dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília. O político passou por uma delicada cirurgia de 12 horas para tratar uma obstrução intestinal.

Complicações ligadas ao atentado de 2018

De acordo com o boletim médico, o procedimento teve como objetivo remover aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal — sequelas associadas à facada sofrida por Bolsonaro em setembro de 2018, durante a campanha presidencial que o levou ao Palácio do Planalto.

A equipe médica segue monitorando o quadro clínico do ex-presidente, que inspira cuidados, mas apresenta evolução estável. Esta é mais uma entre as diversas intervenções cirúrgicas realizadas desde o atentado que marcou a disputa eleitoral de 2018.

A publicação de Bolsonaro

Neste domingo, Bolsonaro postou nas redes sociais uma foto do tórax sem curativo, com pontos expostos da operação. Veja a publicação:

“Ainda em fase de recuperação após mais um procedimento cirúrgico. Tenho me mantido estável, com a pressão controlada e uma resposta clínica considerada positiva pelos médicos”, escreveu ele.

Imagem: Divulgação

Ele revelou ainda que segue sem alimentação oral.

“Recebendo nutrição por via venosa e realizando sessões diárias e mais acentuadas de fisioterapia para acelerar minha recuperação. A recomendação médica é de repouso absoluto, sem visitas, e ainda não há uma data definida para alta da UTI”.

Segundo o ex-presidente, o curativo foi retirado neste domingo “para limpeza e averiguação da situação, além de dreno na lateral esquerda de meu abdômen”.


Leia mais:

VÍDEO: bispo ora por Bolsonaro diante de hospital e diz “Aqui não é acampamento”

Jair Bolsonaro tem “boa evolução” mas segue na UTI, segundo boletim médico


A internação

Internado desde a noite de sábado (12/04), após ser transferido de helicóptero de Natal (RN) para Brasília, Bolsonaro passou mal enquanto cumpria agenda política no interior do Rio Grande do Norte. Ele foi levado às pressas a um hospital em Natal antes da transferência, devido a fortes dores abdominais.

Segundo o médico Cláudio Birolini, que acompanha Bolsonaro, o quadro clínico apresentado foi o mais grave desde o atentado a faca sofrido durante a campanha presidencial de 2018.

“Apesar de não ter estado presente nas outras internações, este foi o caso mais crítico desde aquele episódio”, afirmou o médico.

Desde a internação, apoiadores do ex-presidente têm feito vigília em frente ao Hospital DF Star, em Brasília. Entre os presentes, está a senadora Damares Alves (Republicanos), que acompanha de perto a recuperação do ex-chefe do Executivo. Fiéis se reúnem em oração, pedindo pela saúde e pronta recuperação de Bolsonaro.