Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Presidente da COP 30 diz que países querem tirar evento de Belém por causa da hospedagem: “15 vezes o valor que normalmente cobram”

Presidente da COP 30 diz que países querem tirar evento de Belém por causa da hospedagem: “15 vezes o valor que normalmente cobram”

Gaby Santos
Por Gaby Santos | 01 de agosto de 2025

O valor das hospedagens para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), marcada para os dias 10 e 21 de novembro, em Belém, no Pará, está gerando polêmica devido o aumento exorbitante comentado pelo embaixador André Corrêa do Lago e repercutido nas redes sociais.

Foto: Wilton Júnior/Estadão / Estadão

Segundo ele, alguns países pediram para que o evento não seja realizado no local devido à crescente dos preços. Ele, inclusive, ressaltou que alguns valores chegam a ser 15 vezes maiores que o normal das diárias.

“Tornou-se público que diversos países do grupo que conforma a administração da Convenção do Clima, que se chama Bureau, manifestaram de fato e saíram a público para dizer que a questão do preço dos hotéis é uma preocupação. De fato, representantes de regiões pediram para tirar a COP de Belém numa reunião anteontem (terça-feira)”, disse ele.

Lago ressaltou que é comum que os locais que sediam os eventos aumentem os valores, porém, em Belém, a diferença é exorbitante.

“Se na maioria das cidades onde as COPs aconteceram os hotéis passaram a pedir o dobro ou triplo do valor, no caso de Belém estão pedindo mais de 10 vezes. Então, há uma sensação literalmente de revolta dos países por essa insensibilidade, sobretudo por parte dos países de menor desenvolvimento, que estão dizendo que não poderão vir à COP por causa dos preços extorsivos e abusivos. De fato os preços de Belém estão completamente abusivos, mais de 10 vezes e, em vários casos, 15 vezes o valor que os hotéis normalmente cobram“, afirmou.

Ele também afirmou que o governo do estado está buscando convencer os empresários hoteleiros de Belém a baixarem os valores.

“A legislação brasileira não permite impor os preços, mas eu acredito que os hotéis não estejam se dando conta da crise que eles estão provocando e isso se tornou público na declaração do Richard (Muyungi), que representa os países africanos, no momento que ele deu uma entrevista para a Reuters e ficou público que os países estão pedindo para o Brasil tirar a COP de Belém”, disse ele.

Veja:

Presidente do Grupo Africano se manifesta

Muyungi, presidente do Grupo Africano de Negociadores, afirmou à agência Reuters, que no dia 11 de agosto, outra reunião deve discutir a temática dos valores de hospedagem novamente.

“O Brasil tem muitas opções em termos de ter uma COP melhor, uma boa COP. Por isso, estamos pressionando para que o Brasil forneça respostas melhores, em vez de nos dizer para limitar nossa delegação”, disse ele.


Leia também:

Com foco nos debates da COP 30, CMM lança seminário de sustentabilidade na Amazônia

Coldplay é confirmado para show em Belém na COP 30 e deve ser anunciado em breve


Repercussão nas redes sociais

Nas redes sociais, internautas comentaram o aumento no preço de hotéis e apartamentos para a COP 30 na capital.

“Pelo preço da hospedagem para a COP 30, você vai para Paris”, diz um comentário. “O que as pessoas de Belém têm na cabeça?”, questiona outro internauta. Veja:

Foto: Reprodução do X
Foto: Reprodução do X
Foto: Reprodução do X

*com informações do Terra