Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Maioria dos brasileiros não simpatiza com partidos políticos, revela Paraná Pesquisas

Maioria dos brasileiros não simpatiza com partidos políticos, revela Paraná Pesquisas

Otávio Vislley
Por Otávio Vislley | 26 de junho de 2025

A maioria da população brasileira afirma não simpatizar com nenhum partido político, de acordo com levantamento divulgado nesta quinta-feira (26/6) pelo Instituto Paraná Pesquisas. A consulta foi feita a partir de uma lista com sete das principais legendas nacionais e revelou ampla rejeição às agremiações políticas tradicionais.

Segundo os dados apresentados, 38,6% dos entrevistados disseram não gostar e/ou não simpatizar com nenhum partido.

Entre os que manifestaram alguma preferência, o Partido Liberal (PL) aparece em primeiro lugar, com 18,2% das menções. A legenda tem como principal liderança o ex-presidente Jair Bolsonaro, que continua exercendo forte influência sobre uma parcela significativa do eleitorado, mesmo após deixar o cargo.


Saiba mais:


Em segundo lugar, com uma diferença mínima, aparece o Partido dos Trabalhadores (PT), com 18,1%. O partido do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda conserva apoio expressivo, especialmente entre as camadas populares e segmentos mais à esquerda do espectro político.

Outras siglas tradicionais, como o MDB, obtiveram 5,6% das citações. O PSDB, que já foi protagonista nas eleições presidenciais, registrou apenas 1,7%. O PSD apareceu com 1,0% da preferência dos entrevistados.

Entre os partidos mais à esquerda e mais recentes no cenário político, o PSOL teve 0,6% e o União Brasil, fruto da fusão entre DEM e PSL, obteve apenas 0,5%.

A pesquisa também apontou que apenas 0,6% dos entrevistados disseram simpatizar com todos os partidos políticos. Além disso, 12,9% das pessoas consultadas afirmaram não saber ou preferiram não responder à pergunta.

Confira as preferências dos brasileiros pelos partidos:

 

Maioria dos brasileiros não simpatiza com partidos políticos, revela Paraná Pesquisas
(Foto: Reprodução)