Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Brena Dianná sobre especulações para assumir a SEC: “Uma surpresa para mim”

Brena Dianná sobre especulações para assumir a SEC: “Uma surpresa para mim”

Ana Flávia Oliveira
Por Ana Flávia Oliveira | 29 de janeiro de 2025

Recentemente uma onda de especulações assombram a Secretaria de Cultura e Criatividade do Amazonas (SEC-AM). A pasta ganhou popularidade nas redes sociais e em portais e sites de notícias após possíveis nomes surgirem para assumir o comando da secretaria. Nos bastidores, nomes próximos ao Governador do Estado, Wilson Lima, aquecem a possiblidade de receber o emblema de Secretário de Cultura.

O mais novo nome a circular nos bastidores é o da parintinense, Brena Dianná. Ela ganhou essa visibilidade por ter uma “ótima relação com o governador Wilson Lima” e por ter a experiência como Rainha do Folclore do Boi Caprichoso e ter noção das manifestações culturais do estado, já que durante todo esse período firmou boas relações com outros segmentos culturais.

O mais novo nome a circular nos bastidores é a parintinense, Brena Dianná. Ela ganhou essa visibilidade por ter uma “ótima relação com o governador Wilson Lima”.
O mais novo nome a circular nos bastidores é a parintinense, Brena Dianná. Ela ganhou essa visibilidade por ter uma “ótima relação com o governador Wilson Lima”.

Procurada pela equipe de reportagem da Rede Onda Digital, a ex-candidata à prefeitura de Parintins afirmou que as informações sobre a sua possível indicação ao cargo chegaram como uma “surpresa”.

“É uma surpresa pra mim, e até momento, não houve nenhuma tratativa relacionada a esse assunto”, declarou para a Rede Onda Digital.

O nome da ex-vereadora de Parintins, surgiu em diversos noticiários, ganhando força nos bastidores para assumir a Secretaria de Cultura e Criatividade do Amazonas (SEC-AM). As especulações soaram nos corredores de bastidores após a rejeição do ex-vereador Caio André, cogitado pela vaga.

Vale lembrar que quem responde pela pasta desde o ano passado é Cândido Jeremias. O primeiro nome a ser cogitado como seu substituto foi do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Caio André (UB). Ele foi derrotado nas eleições municipais de 2024.

Caio passou a figurar como possível futuro secretário de Estado da Cultura. A especulação trouxe até uma “queima de largada” da Escola de Samba Mocidade Independente de Aparecida, atual tricampeã do Carnaval de Manaus, que parabenizou a indicação, trazendo uma breve trajetória do político.

Leia a nota à integra:

O GRESMI Aparecida parabeniza Caio André pela indicação para o cargo de secretário de Cultura do Amazonas, Caio André. Nos últimos anos, Caio André tem se destacado como um exemplo de gestor público, demonstrando competência, seriedade e compromisso com o povo amazonense.

Durante os últimos dois anos, Caio André destacou suas habilidades como gestor à frente da Câmara Municipal de Manaus, prezando pela ética e imparcialidade.

Em relação à cultura, especialmente ao nosso querido Carnaval, Caio André sempre demonstrou um profundo respeito pelas manifestações culturais. Sua presença constante nos ensaios das escolas de samba, incluindo o GRESMI Aparecida e suas co-irmãs, evidencia seu carinho e empenho com a cultura popular.

Para além de sua qualificação técnica, a verdadeira habilidade de um líder se revela na sua capacidade de gestão. Caio André já mostrou sua competência para gerir e liderar, conquistando respeito e confiança no cenário político e cultural.

Enfatizamos o total respeito aos secretários que já administraram a Secretaria de Cultura do Amazonas, contribuindo para o crescimento do Carnaval de Manaus.

O GRESMI Aparecida reafirma seu compromisso de apoio e colaboração, certos de que sua possível gestão será ainda mais um marco de avanço para a cultura do Amazonas.

Att,

Diretoria GRESMI Aparecida.”

Apesar disto, é importante destacar que só pode ser confirmado caso o nome seja publicado Diário Oficial do Estado do Amazonas.


Saiba mais: 

Nada a declarar: maior produtor de alface do Estado, vereador Rodinei Ramos, declara não ter bens à CMM

MPAM aciona Justiça para obrigar Prefeitura de Coari a instalar aterro sanitário


 

Rejeição de Caio

Artistas amazonenses de diversas áreas, como música, teatro, dança e artes visuais, se mobilizaram nas redes sociais criticando a possível indicação do ex-vereador para o cargo. O “protesto virtual” sugere ao governador Wilson Lima repensar sobre a decisão de “acomodar o aliado político”.

De acordo com a justificativa dos artistas, a “cultura é um setor fundamental para o desenvolvimento social e econômico do Estado e que exige um gestor com conhecimento técnico profundo da área e capacidade de articulação com a classe artística”.

Biografia de Brena Dianná

Brena Dianná Modesto Barbosa Feitoza é parintinense e advogada. Cursou Direito na Faculdade Martha Falcão de 2012 a 2017, concluindo seu bacharelado. Em ato contínuo, foi aprovada no Exame de Ordem dos Advogados do Brasil, tornando-se Advogada registrada na respectiva entidade representativa de classe sob o número 15.330.

Brena é pós-graduanda em Perícia Criminal e Investigação Forense pelo Instituto ESP Amazonas.

Sua carreira profissional iniciou aos 14 anos de idade quando foi convidada para atuar como Rainha do Folclore na Associação Folclórica Boi-Bumbá Caprichoso, em Parintins, onde permaneceu por 10 anos, concomitante a isso, também trabalhou como modelo fotográfica e de passarela na capital do Estado do Amazonas, realizando desfiles e peças publicitárias.

Na política, estreou concorrendo a um cargo político como candidata a vereadora pelo Município de Parintins, sendo eleita com 1.183 votos, para atuar com afinco no mandato iniciado em 2021 e que irá até o ano de 2024.

Em 2022 foi convidada para fazer parte da Academia de Literatura, Arte e acultura da Amazônia – ALACA que é uma instituição literária brasileira fundada no Estado onde o possui título imortal e foi empossada na categoria de membro fundador, efetivo e perpétuo na cadeira de Número 35 da Academia.

Brena Dianná ainda ostenta o título de Embaixadora do Folclore do Boi Caprichoso, tendo em vista sua projeção e reconhecimento nacional, levando o nome da cultura Parintinense por meio dos concursos de Beleza que fora participante, conquistando os títulos de Rainha do peladão 2015 e Miss Amazonas 2016.