
Cadela vinda de Portugal some em aeroporto de SP; família aponta descaso

Uma cadela escapou da caixa de transporte e ficou temporariamente perdida no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O animal havia acabado de chegar num voo vindo de Portugal.
O caso teria acontecido na última segunda (7/7). Segundo a tatuadora Jaqueline Ramos, tutora da cadelinha Esperança, a caixa de transporte foi entregue vazia e danificada. A cachorra viajava de Lisboa para São Paulo com uma conhecida e deveria ser entregue à mãe da tutora já no desembarque.
Segundo Jaqueline, todo o processo de documentação, pesagem e raio-X aconteceu de maneira correta. No entanto, no momento da acomodação da cadela na caixa de transporte ainda em Portugal, os funcionários da TAP Air Portugal teriam sido negligentes. Ela disse que orientou os funcionários a utilizarem lacres plásticos para a caixa de transporte.
Um dos agentes, então, teria garantido que a própria empresa lacraria o objeto com os materiais corretos. Porém, segundo a tutora, o funcionário demonstrou dificuldade para travar a porta e, minutos depois, afirmou que havia conseguido fechar corretamente. Em seguida, pediu para Jaqueline se retirar do local.
Depois do pouso, Alexia, que acompanhava a cadela, ligou para Jaqueline informando que Esperança havia desaparecido dentro do aeroporto. Alexia teria dito:
“Fizeram um descaso imenso com a cadela. Fui buscá-la e vi a caixa vazia. Quando me apresentei para um funcionário, ele virou as costas e foi pegar as malas na esteira. Ninguém foi atrás da cachorra, ninguém acionou rádio. Um descaso completo. Eu falei: ‘Moço, cheguei aqui e a porta da caixa estava aberta’. Ele olhou na minha cara e falou que a cachorra abriu sozinha”.
Do lado de fora do terminal, a mãe de Jaqueline aguardava a chegada de Esperança. Ao saber do desaparecimento, entrou no aeroporto e começou a procurá-la por conta própria, pedindo ajuda a funcionários e passageiros.
Jaqueline disse:
“Minha mãe começou a orar pedindo para São Francisco de Assis trazer a Esperança de volta. Quase imediatamente, ela viu a cadela correndo na área externa do terminal, sendo expulsa por alguns funcionários, que tentavam colocá-la para fora do aeroporto. Minha mãe gritou, e ela reconheceu a voz.
Entregaram a caixa com apenas um lacre rompido e a caixa com a porta mal encaixada e quebrada”.
Ainda segundo Jaqueline, Esperança saiu correndo de dentro do terminal por ter sido enxotada por funcionários da companhia aérea, que achavam se tratar de um cão sem dono.
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A resposta do aeroporto, e o drama vivido pela tutora da cadela
Em nota, o Aeroporto Internacional de São Paulo informou que “o transporte e o cuidado com animais são de responsabilidade exclusiva das companhias aéreas ou de prestadores de serviço por elas contratados”. A GRU Airport negou que tenha sido acionada para ajudar nas buscas.
Até o momento de postagem desta matéria, a companhia aérea TAP Air Portugal ainda não tinha se pronunciado sobre o caso.
Jaqueline, que deve voltar ao Brasil no final do ano após sete anos vivendo em Portugal, definiu a experiência como devastadora e angustiante. Ela disse:
“Quando soube que a Esperança estava perdida, o sentimento de desamparo foi avassalador. Uma madrugada sem dormir, ligações sem respostas. Uma angústia profunda por não conseguir socorrer ou ajudar minha filhote indefesa a distância. Uma dor imensa saber que ela estava perdida, sozinha, sem eu por perto para oferecer conforto, segurança e salvá-la”.
Com informações de G1 e UOL.